Pelo menos três pessoas já caíram no mais novo golpe aplicado pelo WhatsApp e perderam dinheiro com medo das ameaças feitas de forma contundente por criminosos que têm informações básicas das suas vítimas.
Na manhã desta quinta-feira, dia 14, uma jovem disse que viveu momentos de muita tensão e teve crises de pânico após golpistas mandarem mensagens ameaçadoras pelo seu WhatsApp. Os golpistas se passavam por bandidos, relatavam saber os endereços de residência e do trabalho da vítima e diziam que sabia dos seus passos.
Os criminosos usavam mensagens de texto, voz e vídeo para amedrontar e depois pediam dinheiro para deixar a pessoa em paz. Com medo, uma vítima depositou R$ 250,00 na conta dos golpistas. Logo após eles pediram mais e renovaram as ameaças.
Os golpistas conseguem os números telefônicos através de grupos de whatsApp, anúncios, redes sociais e as informações pessoais por meio de Instagram, Facebook, dentre outros.
“Do jeito que está a violência. Eu fiquei com tanto medo que depositei. Perdi a até meu número. Cancelei e fiz outro. Eles diziam que sabiam onde era minha casa, meu trabalho…nem dormi direito”, relatou uma vítima que pediu para não ser identificada.
Nossa opinião
Se você, por acaso, for vítima de tentativa de extorsão deste tipo, procure a polícia levando o seu celular para que vejam as mensagens e anotem os números utilizados. A polícia, com autorização judicial, tem como rastrear de onde estão sendo feitas as ligações e chegar até aos criminosos. (LGLM)