(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado)
O poeta Jomaci Dantas, o Lola, que há trinta e cinco anos vem batalhando pela poesia e o repente, promovendo cantorias e festivais de repentistas em nossa região, resolveu deixar de promover estes eventos. Para realizá-los ele saía em busca de patrocínios, batendo às portas de autoridades, empresários e amantes da poesia e esta batalha foi ficando cada vez mais ingrata a ponto de quase impossibilitá-lo de continuar.
Por conta disso, Lola tem recebido diversos convites para ministrar oficinas de cordel e de cantoria em várias escolas da região e já firmou contratos com prefeituras e escolas para ministrar aulas sobre tudo aquilo que aprendeu, desde a juventude.
A partir de agora, conforme nos confessou em recente conversa, Jomaci resolveu parar com a promoção dos eventos. Ele se dispõe a organizar cantorias ou congressos, desde que alguma entidade, prefeitura ou empresa, o contrate especificamente para isso, financiando todas as despesas da realização do evento.
Para marcar sua despedida daquela atividade que lhe deu tanto prazer, apesar de tanto esforço dispendido, ele estará promovendo, no próximo dia 27 de maio, na casa de shows o Rancho, em Patos, uma grande festa de despedida com a presença e participação dos poetas Ivanildo Vilanova, Raimundo Caetano, Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa.
E para marcar a nova fase de suas atividades, ele já recebeu o convite de três empresários e vai organizar um grande festival de repentistas e declamadores, no próximo dia 12 de agosto, na cidade de Patos, em local que será anunciado em breve, Alguns dos melhores cantadores e declamadores da região já foram contatados e reservaram vagas nas suas agendas para participarem do evento.