DEFICIÊNCIA EDUCACIONAL
As aulas 100% presenciais voltaram na Rede Estadual, mas os problemas estruturantes nas escolas também permanecem, sem falar na falta de professores nas escolas. “Em Patos, as escolas Coriolano de Medeiros, Alzanir Lacerda e Escola Normal estão incluídas em um calendário de reformas anunciado pelo governo, mas que ainda não começou.”, informou a sindicalista Verialúcia, do SINTEP, lamentando o comprometimento do ano letivo, por conta, também, da falta de professores. Nós entramos em contato com a 6ª GRE e aguardamos resposta.
A zuada é grande e bonita, mas na prática, as escolas estaduais pedem socorro em Patos. Que vergonha!
EMBATE DESNECESSÁRIO
Após perder parceria com o município por conta de embates desnecessários, a ONG Adota Patos se prepara para retomar castrações. A Prefeitura mesmo assim vai ceder um prédio para atividades. “Já fizemos alguns testes nos equipamentos e estamos só aguardando a mudança do piso do prédio que nos foi cedido pela prefeitura”, informa Rafael Gomes, presidente da entidade.
CHANCES DE VITÓRIA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é favorito para ser o novo presidente do Brasil, segundo a Eurasia Group, maior consultoria de análise de riscos políticos do mundo. “A despeito da melhora do desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PL) em pesquisas de avaliação de governo, a consultoria Eurasia Group mantém o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato com mais chances de vencer as eleições deste ano. Em análise divulgada nesta segunda-feira (18), a consultoria afirma que no atual momento aumentaram de 20% para 25% as chances de reeleição de Bolsonaro, mas sem mexer nas projeções de 70% de vitória para o candidato petista”, escreve a jornalista Lilian Venturini, em reportagem publicada no Valor.
GESTÃO EM VÃO
Isso é pra que serve gestor tampão: passear, não tomar decisões e só gastar dinheiro público visitando obras. O governador em exercício, desembargador Saulo Benevides, inspecionou, nesta segunda-feira (18), as obras de reforma e restauração do Palácio da Justiça da Paraíba. No local estão sendo investidos R$ 10 milhões, representando mais uma ação do Governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça.
Antes que o governador João Azevêdo volte ao cargo, essa será a tônica dos próximos dias. E haja passeio.
SEM IMPRENSADO
O governo do estado não vai ‘imprensar’ o expediente nas repartições públicas do estado da Paraíba na próxima sexta-feira (22). A data coincide com um dia após o feriado de Tiradentes, na quinta-feira (21), e o fim de semana. A informação foi confirmada ao Conversa Política pelo procurador-geral do estado, Fábio Andrade, e pela assessoria da Secretaria de Administração estadual.
No período, o estado ainda estará sob o comando do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Saulo Benevides, em decorrência das férias do governador João Azevêdo (PSB), que se encerram no próximo sábado (23).
MUDANÇA REPENTINA
Everton Gomes, membro da direção nacional do PDT, confirmou nesta segunda-feira (18) que o partido fez uma intervenção do diretório da Paraíba. Com a decisão, a família Feliciano deve perder o comando da legenda no Estado. O partido deve ser comandado na Paraíba pelo advogado Marcos Ribeiro. O deputado Damião Feliciano já havia deixado o PDT neste mês, quando se filiou ao União Brasil para tentar a reeleição à Câmara Federal. A sua esposa, a vice-governadora Lígia Feliciano e seus filhos Gustavo e Renato ainda permaneciam na legenda, sendo este último o presidente.
As mudanças, segundo apurou nossa coluna, vieram pelo abandono do partido por parte dos líderes na Paraíba, a falta de cuidado para prepara-lo para as eleições e o descaso com a pré-candidatura de Ciro Gomes.
REBORDOSA EM PATOS
Já se comenta nos bastidores que assim como a Executiva Estadual do PDT sofreu intervenção, aqui em Patos também deverá passar pelo mesmo processo. O comando por aqui chegou às mãos da ex-vereadora Edjane Araújo por intermédio direto de Damião Feliciano.
A ordem é fritar quem for ou foi num passado recente aliado de Damião na legenda para não deixar o partido contaminado.
SEM MEXIDAS
Pelo andar da carruagem, o prefeito Nabor Wanderley não fará mais mudanças no seu secretariado antes das eleições. Deve aguardar o resultado delas para promover mexidas necessárias desde antes, e urgentes, pensando já em 2024.
TERRÍVEL REALIDADE
Pelas contas atuais feitas pela coluna e pela movimentação dos pré-candidatos, embora seja cedo para fazer contas, mas a preço de hoje, Patos só faria dois deputados, um federal e um estadual. A cidade nunca experimentou ter tantos pré-candidatos, mas na sua maioria sem expressão e chances de lograrem êxito.
PERDIDO NA ESTRADA
Sem ter discurso capaz de convencer o eleitorado, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à Presidência da República, mostra que está mais perdido que cego em tiroteio e usa a velha tática de ataques a quem está melhor colocado que ele nas pesquisas. O novo jingle da campanha, “Pagodão do Cirão” é um exemplo disso. Tem críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não cita os nomes. “Tá cansado dos mesmos de sempre, de seguir no mesmo giro? Tá na hora de você olhar pro Ciro. Saber, que um rouba, mas faz. E o outro, esse rouba sem fazer”, diz trecho da letra.
Ciro é o que pode dizer que político ultrapassado que fica preso às suas agruras do passado, sem olhar para frente e sem renovo algum. Estará fadado ao fracasso sempre. É o típico político que nada tem de novo a apresentar.
CONVENIÊNCIA PASTORAL
Incrível como o evangelho de Cristo perdeu espaço em algumas igrejas evangélicas brasileiras após a invasão de pensamentos da extrema direita, principalmente nas denominações pentecostais e neopentecostais onde muitos pastores estão usando o púlpito para fazerem política e conseguirem seus intentos que nem sempre são os do Reino de Deus. Vergonha.
O pré-candidato, Bruno Roberto (PL), que disputa a vaga ao Senado Federal neste ano, recebeu o apoio de importantes lideranças evangélicas, estavam presentes os pastores Oziel Marques, Isaac Venerando e Daniel Ferreira todos integrantes da Assembleia de Deus.
Bruno Roberto enfatizou a importância deste apoio “São grandes lideranças do setor evangélico, todos entusiastas das principais pautas do Presidente Bolsonaro, o que facilitou essa composição, me sinto extremamente honrado em tê-los ao meu lado, agradeço e reitero minha admiração também ao Pastor Presidente da Assembleia de Deus na Paraíba, Pastor José Carlos de Lima, reforço minha disposição em defender os princípios cristãos e as pautas de costumes em defesa da família, da liberdade e da vida”. Esse até a encontro com Bolsonaro foi.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.