Dr. Ramonilson propõe a construção de bibliotecas comunitárias na Região das Espinharas (com comentário)

By | 28/04/2022 6:06 pm

(Blog do Jordan Bezerra, com assessoria, 28/04/2022, seguido de comentário nosso) 

Dr. Ramonilson propõe a construção de bibliotecas comunitárias na Região das Espinharas

Dr. Ramonilson propõe a construção de bibliotecas comunitárias na Região das Espinharas

Em entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira, 28 de abril, Dr. Ramonilson Alves defendeu a construção de mais bibliotecas comunitárias na Região das Espinharas. Ainda segundo o ex-juiz, é fundamental que a Gestão Pública suscite espaços de incentivo à leitura, oportunizando à população, o acesso à cultura e à socialização do conhecimento.

Infelizmente, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), o Brasil ocupa a 60º posição em um ranking sobre a média mundial de leitura entre 70 países. No Sertão, poucas cidades contam com bibliotecas comunitárias, muitas delas existem a partir da intervenção de entidades civis ou organizações não governamentais.

“O Governo do Estado e Prefeituras podem corroborar na ampliação desses ambientes que propiciam informação eC cidadania. O combate à desigualdade se faz com inclusão educacional. Nesse sentido, é dever do Estado mobilizar políticas públicas que garantam às associações de moradores, um local adequado para usufruto literário de nossas crianças e jovens. Estou atento a essa causa justa e necessária”, concluiu.

Nossa opinião

A ideia é muito interessante. Os nossos alunos, de modo geral, não cultivam o hábito de ler. Com bibliotecas comunitárias, pais e filhos podiam estimular, entre si, este hábito tão importante tanto para o aprendizado como para o entretenimento. Além do mais a própria comunidade podia contribuir para o acervo da biblioteca com os livros que já haviam lido em casa ou com os que possuissem em duplicata. (LGLM)

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *