VOCÊ NÃO PODE PERDER – SEGUNDA, 02/05 – O medo de Efraim Filho e o movimento contrário de Lula e João

By | 03/05/2022 10:17 am

(Da coluna Portal 40 Graus, de Vicente Conserva , Segunda-Feira, 2 de Maio de 2022

 

CERTEZA DO NADA

O deputado Efraim Filho (União Brasil) assegurou que o acordo com o Republicanos em torno da sua pré-candidatura ao Senado continua firme e forte, mesmo com que o partido indique o vice na chapa futura de reeleição de João Azevêdo (PSB). “Tal qual foguete, o Republicanos também não dá ré”, afirmou o parlamentar. Efraim Filho disse que confia na palavra do presidente estadual do Republicanos, Hugo Motta, e na força dos compromissos firmados com lideranças da legenda. As especulações surgiram desde a última quarta-feira (29), quando o governador participou de um jantar em Brasília ao lado do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), também pré-candidato ao Senado, e Hugo Motta.

Efraim-Filho-e-Hugo-Motta (1)

Já nós não temos essa certeza toda. Em política, de certo mesmo, só a data da eleição quando é marcada pela Justiça Eleitoral. Acordos foram feitos para serem quebrados.

 

ROGANDO APOIO

Uma cena chamou atenção do meio político no fim de semana. Neste domingo (01), o deputado federal Efraim Filho quando discursava nas festividades de 68 anos de São Mamede, praticamente rogou por apoio do Republicanos. O discurso foi nessa linha. É como se a sua candidatura dependesse exclusivamente de tal apoio. Interessante foi a reação de Nabor e Hugo Motta que estavam ao seu lado. Reparem no sorriso sem graça, amarelo, e não azul que é a cor do partido.

Uma fonte palaciana nos confidenciou que o governador João Azevêdo tem sim conversas com o Republicanos e tudo passa pela indicação de vice, apoio a Aguinaldo Ribeiro e a Lula.

Efraim continue fazendo mais preces, pois poDE ser que rogando aos céus o Republicanos vá continuar lhe dando sustentação.

IMPOSSÍVEL ENTENDER

O pré-candidato ao Senado, o deputado Efraim Filho (União Brasil) adotou de vez o discurso de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Um movimento para atrair um eleitor que ele não pode desconsiderar depois que deixou a base de João Azevêdo. Mas é difícil entender essa movimentação. Efraim lutava para ser o escolhido de João quando o governador deixou claro que para estar na sua chapa, ele teria que votar em Lula. Efraim respondera na imprensa dizendo que isso não era possível, pois seu partido tinha pré-candidato. Perdeu a possibilidade de estar com João e agora mesmo o União Brasil tendo Luciano Bivar como pré-candidato a presidente diz que apoia Bolsonaro, independentemente de contrapartida do presidente.

Efraim-e-Bolsonaro

 

ENCONTRO CERTEIRO

Ainda repercute na Capital Federal e no estado da Paraíba a recepção feita pelo governador João Azevêdo a lideranças do Partido dos Trabalhadores, a partir do deputado federal Frei Anastácio, o prefeito de Picuí, Olivanio Remígio, a líder militante Giucélia Figueiredo e vereadores de Picuí. De acordo com os petistas, tratou-se de encontro renovando aliança para as eleições de 2022 unindo apoio a Lula e João Azevêdo. A reunião seguida de jantar se deu ainda sob reflexos do encontro dos prefeitos no CNM.

 

LULA DIALOGA COM JOÃO

IMG-20220428-WA0485

Logo após o discurso enfático de Carlos Siqueira, o que chamou a atenção no evento foram as presenças de diversas personalidades políticas, a exemplo do ex-governador paulista, Geraldo Alckmin (PSB), atual pré-candidato a vice-presidente da República; da viúva de Eduardo Campos, Renata Campos; e do ex-presidente Lula (PT), atual pré-candidato a presidente. O petista, inclusive, manteve conversa permanente com o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB).

 

MOVIMENTO CONTRÁRIO

O governador João Azevêdo (PSB) comentou nesta segunda-feira (2) sobre a montagem do palanque para as eleições deste ano. Eleitor de Lula, João disse que ‘não se preocupa’ com palanque único para o petista no Estado. “Isso é política. Não tenho essa preocupação com exclusividade. Quem se procura com exclusividade é revendedor de automóveis”, disse. No último sábado, o ex-presidente Lula gravou vídeo sinalizando apoio ao nome do senador Veneziano Vital (MDB) na disputa ao Governo. A direção do PT na Paraíba defende que Lula deve estar apenas no palanque de Vené.

 

PRESSÃO DO BOZO

O Palácio do Planalto entrou em campo para forçar o presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), a retirar o partido do grupo que tenta viabilizar um candidato de terceira via na eleição presidencial. A ala governista da legenda tem recebido sinais de que perderá cargos, caso a sigla oficialize a coligação com MDB, PSDB e Cidadania. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o recado partiu da Casa Civil, chefiada pelo ministro Ciro Nogueira. O líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), tem sido o principal articulador da candidatura própria de Bivar. O objetivo é enfraquecer a terceira via e evitar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) perca votos para o grupo que se batizou de “centro democrático” e levar a legenda com maior recurso eleitoral e maior tempo de TV na campanha para apoiar a reeleição.

 

BURACOS PELA CIDADE

 

NA LUTA POR CIRO

O jornalista Guilherme Amado, no Metrópoles revelou que, mesmo com a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, o ex-presidente Lula ainda não desistiu de ter o PDT em sua coligação. Com alguma frequência, o ex-presidente liga para Carlos Lupi, presidente nacional da sigla. Em um telefonema recente, disparou: “deixa de ser teimoso. Vamos nos encontrar pessoalmente para conversar”. Respondeu Lupi: “eu que não me encontro pessoalmente com você. Se fizer isso, você me seduz”.

 

NÃO DESISTIU

Veneziano resolveu botar o bloco na rua após sua pré-campanha minguar. Foi até a cidade de Itaporanga na tarde do sábado (30) participar do segundo encontro “Diálogo com a Paraíba”, de uma série de 15 eventos organizados pelo MDB e pelo PT para ouvir as reivindicações dos moradores de todas as regiões do estado sobre as prioridades de governo para os próximos quatro anos.

Veneziano-Itaporanga-1

O evento, mais uma vez, contou com as presenças do senador e pré-candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB); do ex-governador e pré-candidato a Senador, Ricardo Coutinho; dos pré-candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa pelos dois partidos, além de Prefeitos, ex-Prefeitos, Vereadores, ex-Vereadores, lideranças políticas e da população em geral, de Itaporanga e Região. Quem também apareceu por lá foi Lenildo Morais, pré-candidato a deputado Federal.

 

DANÇANDO NA RODA

Já em outra oportunidade, os correligionários colocaram Veneziano, Cida e até Ricardo Coutinho para dançar. Que dureza é fazer campanha. Passa por cada vexame.

Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *