Obituário e registros

By | 22/05/2022 6:23 am

 

Obituário

Aos sete anos de idade, moramos durante sete meses na Quixaba, onde meu pai foi tomar conta de uma bodega de Cícero Sulpino. Neste período fiz alguns amigos, mais ou menos da minha idade: Antônio de Manoel Candeia, Zireton Candeia, Adauto Sulpino e Raimundo Gabriel dos Santos, mais conhecido como Teleco, entre outros. Ao longo destes setenta anos foram morrendo um a um. O último deles fora Zíreton. Esta semana, sonhei com Zireton que no sonho me perguntava quem era mais velho se eu ou Teleco. No sonho respondi que achava que Teleco era mais velho do que eu um quatro ou cinco anos, mas ia procurar me informar. Quando o dia amanheceu me lembrei do sonho e, como era muito cedo, passei uma mensagem no zap para meu Alberto Sulpino, que tinha apenas três anos, quando morei na Quixaba, perguntando se sabia a idade de Teleco. Alberto me respondeu que Teleco morrera o mês passado, mas prometeu conseguir a idade dele. Algumas horas depois ligou informando-me que Teleco, nascido em 13 de junho de 1943, morrera em 29/04/2022 aos 78 anos de idade, sendo portanto apenas dois anos mais velho do que eu. Meu tio Inácio Paca, falecido em 2004, aos 89 anos de idade, me dizia que o que mais doía no idoso era ir perdendo aos poucos os pais, os irmãos e o amigos . Estou pagando o preço. Embora ainda tenha vivas minhas duas irmãs, perdi meus pais e inúmeros amigos, entre os quais todos estes amigos que fiz na Quixaba. Através do velho amigo Raimundo Gabriel dos Santos, o Teleco, quero homenagear a todos eles, transmitindo a Agostinho, Raimunda e todos os demais familiares a nossas condolências.

Faleceram nos últimos dias:

  1. No sábado, 14/05, o agricultor aposentado José Bezerra da Silva, de 93 anos, residente no bairro Jatobá, em Patos. Zé Bezerra morou por muitos anos no Sítio Riacho dos Cachorros, em São José do Bonfim. Deixa viúva a senhora Maria de Lucena Silva, com quem teve três filhas: Joelma, Jailma e Joseane. Nossas condolências a dona Maria, prima de minha esposa Arlene, e a todos os demais familiares, inclusive minha comadre Neta, esposa de meu primo-irmão, Luiz Paca, e sobrinha de Zé Bezerra.
  2. Também no sábado, 14/05, em sua residência, no Sítio Patativa do Assaré, no Distrito de Santa Gertrudes, em Patos, a aposentada Julita da Silva Bezerra, de 78 anos.
  3. Ainda no sábado, 14/05, a senhora Maria de Fátima de Araújo, mais conhecida como Dona Beba, de 60 anos, residente no bairro Novo Horizonte, em Patos.
  4. No sábado, 14/05, o aposentado Mirabor de Sousa Silva, de 72 anos, residente no bairro Jardim Queiroz, em Patos.
  5. Na quarta-feira, 18/05, o aposentado João Batista Leite de Lucena, residente na Rua Maria José Romão, 382, no bairro Novo Horizonte, em Patos. Seu João Batista era especial e tinha 68 anos.
  6. Também na quarta, 18/05, a funcionária pública municipal aposentada Maria José Henrique da Silva, mais conhecida como Zezé das Buchas, de 69 anos, residente na Rua José Francisco da Silva, no bairro Dona Milindra, em Patos.
  7. Na quinta-feira, 19/05, o jovem Felipe Luan da Silva Xavier, mais conhecido como Nerel, de 28 anos.
  8. Ainda na quinta-feira, 19/05, o carroceiro José Carlos Medeiros Lemos, de 48 anos, residente na Rua Antônio Torres de Morais, 75, no bairro Monte Castelo, em Patos. Ele foi encontrado morto dentro das águas do Jatobá, e faleceu ou de infarto ou por afogamento, segundo informações da família.
  9. Nesta sexta, 20/05, de causas naturais, a aposentada Antônia Leite de Oliveira, mais conhecida como Dona Toinha, de 96 anos, residente na Rua Dezoito do Forte, 303, no bairro Santo Antônio, em Patos. Era viúva e teve quatro filhos: Rildemar, Luzimar, Maria e Edinamar Nunes Leite(já falecida). Dona Toinha era uma velha e querida amiga nossa, ouvinte do programa desde há mais de quarenta anos e mãe do meu ex-aluno e amigo Luzimar.
  10. Neste sábado, 21/05, de causas naturais, em sua residência, na Rua Manoel Balbino, 45, no bairro São Sebastião, em Patos, a aposentada Francisca de Jesus Lima, de 77 anos.

 

Com informações da Folha Patoense

Sempre que divulgo o obituário eu me lembro do meu saudoso amigo, que foi diretor-gerente aqui na Espinharas, o Padre Assis que, sempre que a gente dava-lhe notícia da morte de alguém ele perguntava: Quantos anos tinha”. Um dia lhe perguntei por que queria saber a idade e ele me respondeu: “Para saber se era mais novo do que eu”. Hoje eu presto atenção a este detalhe. Na lista de hoje tinha 07 mais novos do que eu. 03 mais velhos.

 

Registros

  • Se você quer saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo, acesse o site www.revistadasemana.com. Lá você encontrará diariamente as postagens que fazemos no Blog da Revista da Semana. Um noticiário honesto com verdades que incomodam muita gente. Notícias e comentários elaborados por nós e por jornalistas de todo o mundo e que interessam à nossa comunidade.
  • 24 de maio de 2006 morreu o bispo emérito de Patos, Dom Gerardo Andrade Ponte.
  • Em 25 de maio de 2015, faleceu minha velha e querida amiga, Rosa Luiz de Araújo, avó mais do que tia de meus filhos Liana, Júnior e Luciana.

Comentário

Comentário

Category: Registros

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *