Bolsonaro foge dos debates como o diabo foge da cruz

By | 01/06/2022 10:38 am

 

Em 2018, ele foi salvo pela facada que levou em Juiz de Fora

(Ricardo Noblat, no Metrópoles, em
Bolsonaro já mandou repórter calar a boca por não ter gostado da pergunta que ele lhe fez. 

O noticiário está repleto da observação de que, procurado para comentar, o governo Bolsonaro preferiu não o fazer. É um truque velho para não alimentar assuntos incômodos.

Foi, portanto, em linha com tudo isso que Bolsonaro declarou, ontem, que não participará de debates no primeiro turno com os demais candidatos à sua sucessão.

Sim, ele sugeriu que se as perguntas fossem combinadas antes, poderia participar dos debates. E também se elas fossem as mesmas para todos os candidatos.

Debates, segundo ele, só no segundo turno. Esqueceu que pode não haver segundo turno, seja porque ele poderá se eleger no primeiro ou então ficar de fora do segundo.

A facada que levou em Juiz de Fora no dia 6 de setembro de 2018 salvou Bolsonaro dos debates. Nos únicos que participou antes da facada, saiu-se muito mal, de resto como se previa.

No primeiro debate, irritou-se por que lhe perguntaram por que ele, sendo dono de apartamento em Brasília, recebia o auxílio-moradia pago pela Câmara para deputado sem imóvel.

No segundo debate foi severamente repreendido pela candidata Marina Silva (PSB) por ter ensinado em praça pública a uma criança a fazer com os dedos o sinal de arminha.

Não participou de nenhum outro debate no primeiro turno alegando razões médicas. Embora liberado pelos médicos, não foi a nenhum debate no segundo turno com Fernando Haddad (PT).

Debate com perguntas combinadas seria o ideal para Bolsonaro; desse modo, ele não seria surpreendido por nada e ainda poderia decorar as respostas preparadas por seus assessores.

Fernando Collor, em 1989, Fernando Henrique Cardoso, em 1998 e Lula em 2006 fugiram dos debates no primeiro turno, sem faltar a nenhum no segundo. Mas eles lideravam as pesquisas.

Mas Bolsonaro, não. Ele teme ficar mais otrás.

Nossa opinião

Ele tem razão de fugir dos debates. Um capitão de poucas letras e mal preparado só vai passar vergonha diante de um simples mecânico. E por que ele diz que só irá para debates no segundo turno? Por que sabe que nunca chegará a um segundo turno. (LGLM)

 

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *