O fator Pollyanna Dutra e a nova fase da disputa pelo Senado na Paraíba (com comentário)

By | 02/08/2022 7:21 pm

(Wallison Bezerra, no MaisPB, 2 de agosto de 2022, seguido de comentário nosso)

 

Anunciada candidata ao Senado Federal na chapa encabeçada pelo governador João Azevêdo, a deputada estadual Pollyanna Dutra passou as últimas horas conversando com aliados mais próximos sobre a decisão de aceitar o convite para abdicar da eleição proporcional – considerada mais confortável – para entrar na disputa majoritária.

O grande desafio da parlamentar a partir de agora será trocar o pneu com o carro andando em altíssima velocidade. Última a entrar no páreo na disputa pela Alta Casa do Congresso Nacional, a sertaneja terá como adversários Efraim Filho (União Brasil), Sérgio Queiroz (PRTB), Bruno Roberto (PL) e Ricardo Coutinho (PT), este último, porém, corre atrás de uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a condenação de inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com boa imagem e conteúdo político para apresentar aos paraibanos, diante do trabalho que desenvolveu na Assembleia Legislativa da Paraíba, Pollyanna terá menos de dois meses para convencer o eleitor de que merece um voto. Ao contrário dos demais, que já estão com bloco na rua há meses.

Mas, o que pode ter levado a João Azevêdo apostar na solução que surpreendeu boa parte da classe política? A possibilidade de agregar. Interlocutores do Palácio da Redenção fazem a seguinte análise: com trajetória política reconhecida internacionalmente, Pollyanna traz para o centro do debate a figura da mulher, infelizmente pouca lembrada nas chapas adversárias.

Ela completa uma majoritária dividida entre três pilares: João – com imagem de líder -, Lucas – a juventude e representação de Campina Grande -, e Pollyanna – o conceito feminino e posição política ligada ao campo da esquerda. E vai além, é próxima à cúpula nacional do PT, tem bom trânsito com o ex-presidente Lula.

Diferente do que muitos apostaram, de que a candidatura definida do staff de Azevêdo serviria apenas para compor e não competir, a escolha por Pollyanna mostra que o governo vai arregaçar todas as mangas para eleger a segunda mulher senadora pela Paraíba. A partir de agora, a disputa pelo Senado entra em outro patamar, uma nova fase.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *