Sudeste é decisivo e Lula tem vantagem em São Paulo e em Minas e empata com Bolsonaro no Rio

By | 16/08/2022 8:49 pm

Agir corretamente na que é, provavelmente, a maior pandemia da história parece não estar dando muito resultado nestas eleições

Foto do autor: Eliane CantanhêdeA pesquisa Ipec confirma a vantagem do ex-presidente Lula, do PT, no Sudeste, região em que tanto ele quanto seu principal oponente, o presidente Jair Bolsonaro, jogam todas as suas energias, esperanças e fake news. Lula, para tentar uma improvável vitória em 1.º turno e Bolsonaro, para conquistar condições de vencer.

No Rio, reduto eleitoral desde sempre de Bolsonaro e onde o PT vem penando constante esvaziamento, a situação é imprevisível, com empate técnico e leve vantagem para Lula, de 35% a 33%. Mas a campanha petista pode comemorar os resultados em São Paulo e Minas Gerais.

Tarcísio de Freitas, candidato de Bolsonaro, tem 12%, empatado tecnicamente com o governador Rodrigo Garcia, do PSDB, mas sem padrinho, que tem 9%.
Tarcísio de Freitas, candidato de Bolsonaro, tem 12%, empatado tecnicamente com o governador Rodrigo Garcia, do PSDB, mas sem padrinho, que tem 9%. Foto: Amanda Perobelli/Reuters e Felipe Rau/Estadão

A diferença de dez pontos em São Paulo, maior economia, maior população e maior eleitorado do País, tem peso e significado: 38% para Lula e 28% para Bolsonaro. Isso se reflete na disputa estadual, com Fernando Haddad, do PT, mantendo a liderança com folga (29%), e seus principais adversários disputando ponto a ponto.

Tarcísio de Freitas, candidato de Bolsonaro, tem 12%, empatado tecnicamente com o governador Rodrigo Garcia, do PSDB, mas sem padrinho, que tem 9%. Numa guinada de estratégia, Tarcísio passou a assumir o vínculo (ou dependência) com Bolsonaro e deixou de atacar Garcia para mirar Haddad. Por quê? Para encarnar o “antipetista”, condição que pode ser determinante, sobretudo, no interior.

Em Minas, onde o governador Romeu Zema (Novo) lidera confortavelmente todo o tempo contra o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD), o resultado do Ipec é motivo de preocupação para Bolsonaro e de comemoração para Lula: o ex-presidente tem 39%, ante 26% do presidente. Já que se trata de Minas, isso tem até efeito psicológico: quem perde em Minas não ganha a eleição. Pelo menos até agora.

Não foi à toa, assim, que Zema exercitou toda sua mineirice para ficar em cima do muro e tem evitado, determinadamente, vincular sua campanha à de Bolsonaro. Ao contrário, ele deixa correr solta a ideia do Lulema, ou do Zelula, para tentar minar a aliança explícita e pública de Kalil com o ex-presidente.

Como curiosidade, Kalil foi muito mais afirmativo e corajoso ao adotar as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na pandemia de covid do que Zema. Assim como o então governador João Doria foi também afirmativo e corajoso ao bater de frente com Bolsonaro em favor das vacinas, das máscaras e do isolamento social.

Agir corretamente na que é, provavelmente, a maior pandemia da história parece não estar dando muito resultado nestas eleições. A não ser que seja um dos fatores para impedir que Bolsonaro se aproxime de fato de Lula. Mesmo assim, não será o único. E a campanha começa hoje. E o pau vai comer para todo lado. l

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *