Pesquisa Genial/Quaest: Lula e Bolsonaro empatam em 39% no RJ

By | 18/08/2022 9:11 am

A nova rodada da pesquisa para presidente realizada no Rio de Janeiro mostra o presidente da República crescendo cinco pontos junto ao eleitorado fluminense

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão empatados na disputa pelo eleitorado do Estado do Rio de Janeiro, ambos com 39%. O dado é da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 17.

A nova pesquisa mostra que Bolsonaro tem avançado entre o eleitorado fluminense. O candidato à reeleição teve 34% no levantamento anterior, divulgado em julho, alta fora da margem de erro de 2,5 pontos percentuais da pesquisa. Lula se manteve no mesmo patamar.

O levantamento divulgado ontem ainda mostra Ciro Gomes (PDT) com 6%. Simone Tebet (MDB) aparece em quarto lugar, com 2%. Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Leonardo Péricles (UP) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Indecisos somam 4%. Votos em branco, nulos ou não pretendem votar, 9%.

A reeleição de Bolsonaro também tem ganhado mais apoio no Rio. Para 53%, ele não merece um novo mandato. Na pesquisa de julho, esse percentual ficou em 59%. Para 45%, o chefe do Executivo merece ser reeleito, contra 39% do levantamento anterior.

O ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro aparecem empatados no Rio de Janeiro na rodada mais recente da pesquisa Genial/Quaest para o Estado.
O ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro aparecem empatados no Rio de Janeiro na rodada mais recente da pesquisa Genial/Quaest para o Estado. 

Segundo turno

Lula tem 44% contra 42% de Bolsonaro em um eventual segundo turno. O ex-presidente perdeu três pontos percentuais em relação à última pesquisa, quando aparecia com 47%. Já Bolsonaro subiu quatro pontos percentuais.

Cabos eleitorais

O crescimento de Bolsonaro no Rio também se reflete na eleição para governador. Para 32% dos entrevistados, o próximo chefe do Executivo do Estado deve ser ligado ao presidente, contra 28% da pesquisa anterior. Outros 30% preferem que o governador eleito seja aliado de Lula, uma oscilação negativa em relação aos 32% do último levantamento. Para 34%, no entanto, o próximo governador não deve ser ligado a nenhum dos dois.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 15 de agosto, de forma presencial. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) com o número RJ-07554/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08389/2022.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *