Datafolha: no Nordeste, Lula tem 57% contra 24% de Bolsonaro; Ciro tem 8%

By | 19/08/2022 6:13 pm

(19/08/2022)

 

A 45 dias da votação do primeiro turno, dificilmente o presidente avançará para tornar essa distância pequena na região.

Print: Reprodução/G1

A turbinada no Auxílio Brasil de última hora e as benesses para taxistas e caminhoneiros ainda não surtiram o efeito expressivo nos números de Bolsonaro no Nordeste. Deve acontecer, mas é preciso saber se na proporção que o presidente precisa.

A última pesquisa Data Folha divulgada, nesta quinta-feira (18), mostrou o ex-presidente quase duas vezes e meio à frente do atual presidente, candidato à reeleição.

Bolsonaro tem 24% das intenções de voto e Lula tem 57%, na região que tem 27% do eleitorado do país.

A 45 dias da votação do primeiro turno, dificilmente o presidente avançará para tornar essa distância pequena.

Deve, sem dúvida, tentar crescer ao máximo. Pelo menos passar da casa dos 30% com a propaganda eleitoral. Terá que ser habilidoso para desidratar o voto do petista na região.

Como parece perder no discurso sobre situação econômica e social, deve apostar todas as fixas nas pautas dos costumes. Em cena, a luta do “bem contra o mal”.

Veja também  PMB duplica registro de 21 candidaturas para deputados federal e estadual na Paraíba

Os estratos completos com os gráficos da pesquisa e com recorte baseado em escolaridade, idade, natureza do município, região, religião, renda familiar mensal e sexo você confere neste link, do g1.

Outras regiões

O presidente ganha no Centro-oeste (42% contra 36% de Lula) e no Norte (43% contra 41%), mas perde para o ex-presidente no Sudeste (44% de Lula contra 32% de Bolsonaro) e Sul (43% contra 39%), além do NE, como vimos acima.

Para o líder nas pesquisas, manter o patamar é suficiente. Para Bolsonaro, a luta é diminuir as distâncias no Sul, Sudeste e Nordeste, para levar para o segundo turno.

As apostas estão lançadas nas campanhas de rádio e tv e, claro, nas polêmicas que vão parar na internet, inclusive as “criadas” e inventadas.

Só está começando.

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *