Bate Papo com Jordan Bezerra entrevista professora Klítia Cimene

By | 25/08/2022 7:28 pm

 (Blog do Jordan Bezerra, 25/08/2022)

Bate Papo com Jordan Bezerra entrevista professora Klítia Cimene - Reveja!

O Bate Papo com Jordan Bezerra entrevistou, nesta quarta-feira, dia 24, a professora de Língua Portuguesa Klítia Cimene, que durante quase uma hora comentou sobre vários temas. Falou sobre sua trajetória de vida e acadêmica, os desafios para a educação na atual e o que espera para o futuro, além de defender a valorização dos professores.

Klítia falou sobre sua origem, filha do caminhoneiro Genival Félix e Cileide, saudosa memória. Klítia é mãe de três filhos, casada e duas netas. Falando sobre a sua atividade profissional, ela disse que o magistério não é valorizado, mas é algo que ama e, desde pequena, sempre teve o desejo de ser professora.

Abordou um projeto educacional envolvendo o Monsenhor Manoel Vieira, escola tradicional em Patos, que está para comemorando 85 anos de história. Ela disse que o projeto visa realizar rodas de conversa, pesquisa, troca de experiência e destacar a história e importância da unidade de ensino.

Falou ainda sobre a pandemia da Covid-19 e seus impactos para a educação, ao comentar sobre as aulas remotas on-line. Segundo ela, os resultados deverão ser sentidos nos próximos anos, mas para recuperar os problemas causados levará mais de dez anos.

Outro tema abordado pelo Bate Papo foi sobre o legado de Paulo Freire para a educação. Klítia disse que Freire deixa um trabalho impossível de se explicar em palavras e defendeu sua atuação na defesa e colaboração para uma educação mais crítica, construtiva e que chama o aluno a pensar e expressar suas ideias.

Questionada sobre os sonhos para o futuro, Klítia disse que a primeira parte vê a figura do professor valorizada, e que não se pode pensar no Brasil sem a valorização dos professores, e criticou a carga horária ao defender que o professor não tem tempo suficiente para se qualificar e seguir estudando por conta da quantidade de trabalho.

Questionada sobre a educação no Brasil, ela disse que precisa melhorar muito. Apesar dos avanços, a educação precisa de investimentos, atenção e mudanças que vão provocar desenvolvimento educacional. Ela disse que a educação será sempre o caminho mais curto.

 

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *