A Prefeitura de Patos, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans), tem realizado o trabalho de construção de rampas de acessibilidade nas principais calçadas do centro da cidade.
A ação é realizada em parceria pública e privada e tem como objetivo garantir mais acessibilidade e segurança para pessoas com baixa mobilidade, idosos e pessoas com deficiências físicas.
De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, esta ação tem por finalidade promover uma qualidade de vida à população patoenses, principalmente na travessia das vias, melhorando assim, a mobilidade urbana.
É um trabalho que a STTRANS vem realizando em todo centro da cidade, ou seja, todos os cruzamentos estão recebendo o serviço para que a continuidade da calçada seja com rampas de acessibilidade para que pedestres com dificuldade de locomoção possam atravessar com uma maior segurança, pois as rampas estão sendo colocadas nas faixas de pedestres”, explicou.
As rampas seguem o dimensionamento conforme norma técnica. A obra incluiu o rebaixamento de guias, demolição de calçada de concreto, regularização e compactação de base.
Comentário nosso
Excelente e oportuna a ideia da STTRANS de providenciar rampas de acessibilidade nas ruas centrais da cidade. Mas no centro as coisas vão ser muito fáceis. Quero ver quando forem fazer estas rampas na periferia. No Santo Antônio, por exemplo, na rua Pedro II, próximo à igreja da paróquia, tem calçadas com quase meio metro de altura. Como vão fazer para corrigir o que ao nosso ver foi uma displicência da Secretaria de Infraestrutura, ao longo do tempo, que permitiu a construção de calçadas altas e com diferenças de níveis de uma casa para outra? Muitos proprietários fizeram rampas para seus veículos sem obedecer de qualquer maneira ao nível da rua, dificultando a loocomoção de idosos, deficientes visuais e cadeirantes. Tem ruas em que é quase impossível um cadeirante se locomover pelas calçadas. Por sinal, o Ministério Público já devia tem prestado atenção a isto e exigido da administração municipal a solução do problema. (LGLM)