BTG/FSB: Lula tem 43%; Bolsonaro, 36%; Ciro, 9% e Tebet, 4%

By | 30/08/2022 7:02 am

Na mais recente rodada da pesquisa para presidente, o candidato do PT lidera com 7 pontos de vantagem; governo foi considerado ruim ou péssimo por 45% dos entrevistados

 

(Gustavo Porto, no Estadão,

 

Pesquisa do Instituto FSB para presidente da República, encomendada pelo banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira, 29, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto, seguido pelo atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 36%.

Com relação à pesquisa anterior, de 22 de agosto, Lula recuou 2 pontos porcentuais (pp) sobre os 45%, no limite da margem de erro. No mesmo intervalo de uma semana, Bolsonaro se manteve no patamar anterior. O cenário de estabilidade entre os dois ocorre na semana da entrevista dos presidenciáveis no Jornal Nacional, da TV Globo, e da operação da Polícia Federal (PF) contra empresários bolsonaristas acusados de defender um golpe caso Lula seja eleito.

Ciro Gomes (PDT) teve 9%, 3 pp a mais do que os 6% da pesquisa da semana passada, e Simone Tebet (MDB) registrou 4%, 1 pp a mais do que os 3% na amostra anterior. Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros), cuja candidatura foi retirada pelo seu partido, mantiveram o 1% e os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos não foram citados, não sabem ou não responderam foram 3%.

Distância entre Lula e Bolsonaro neste momento é de 7 pontos, segundo pesquisa BTG//FSB
Distância entre Lula e Bolsonaro neste momento é de 7 pontos, segundo pesquisa BTG//FSB 

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro 52% a 39%, resultado idêntico numericamente ao da pesquisa de 22 de agosto. Lula venceria Ciro por 47% a 32% e Simone por 51% a 30%. Ciro bateria Bolsonaro por 49% a 41%. Em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Simone a candidata apareceria numericamente à frente: 44% a 42%, dentro da margem de erro.

Avaliação do governo

Na pesquisa, o governo Bolsonaro foi considerado ruim ou péssimo por 45% dos entrevistados, ótimo ou bom por 34% e regular por 20%, resultados também idênticos ao da semana passada. A forma de governar de Bolsonaro é desaprovada por 55% (56% na anterior) e aprovada por 40%, (38% na passada).

A pesquisa foi feita entre sexta-feira, 26, e domingo, 28, com 2 mil eleitores, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 2 pp e está registrada no TSE sob o número BR-08934/2022.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *