(Portal TV Sol, com assessoria, 31/08/2022)
Candidata destacou, em agendas na Rainha da Borborema, que números representam solidificação da sua campanha
Divulgada na segunda-feira (29), a pesquisa Ipec encomendada pela TV Cabo Branco revelou os índices de intenção de voto para o cargo de senador pela Paraíba. A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 26 a 28 de agosto de 2022 em 36 municípios paraibanos.
Em seu resultado, a pesquisa apontou 8% das intenções de voto para a candidata ao Senado Pollyanna Dutra, única mulher na disputa, número que a coloca em 3º lugar entre os oito candidatos postulantes ao cargo.
Pollyanna, que acaba de chegar ao cenário de disputa ao Senado Federal, está cumprindo agendas na cidade de Campina Grande nesta semana, onde revelou que, em sua opinião, os números mostram o avanço da sua caminhada rumo à vit
A pesquisa é um retrato atual do que está acontecendo, ela pode até mudar da noite para o dia. Eu fiquei feliz porque eu acabo de entrar na disputa, estou com menos de 20 dias na disputa e estou pontuando quase 10%. Nossa campanha é uma campanha em andamento. Eu acredito que nós vamos chegar à vitória e esses números são uma confirmação da nossa caminhada rumo à vitória”, comemorou.
Os números representam um crescimento exponencial do nome da candidata ao Senado, sobretudo quando comparados com os divulgados na primeira pesquisa oficialmente lançada, do Big Data, que colocou a candidata com 3% das intenções de voto.
Ainda na pesquisa encomendada pela TV Cabo Branco, quando questionadas de forma espontânea, 4% das pessoas revelam a intenção de votar em Pollyanna, contra 8% do segundo colocado e 9% do primeiro colocado, ambos com o nome colocado para o povo paraibano há pelo menos ano.
Pollyanna teve seu nome oficialmente lançado à disputa pelo Senado Federal no último dia 5 de agosto, durante a Convenção do PSB no estado. Até então, a candidata ao Senado seguia uma campanha consolidada rumo à sua reeleição como deputada estadual. Para Pollyanna, apesar do desafio, as perspectivas são as melhores.
Se fôssemos pensar de forma individual, teríamos seguido o caminho que estávamos trilhando. Nosso projeto é coletivo, é pensando no povo. Nosso sim é para a Paraíba e, sem dúvidas, nosso caminho será de vitória. Vamos à luta, Paraíba!”, completou.
A margem de erro da pesquisa do Ipec é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número PB04909/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº BR-05400/2022.
Comentário nosso
Acreditamos que esteja havendo este crescimento da candidatura de Pollyana, tanto pelo fato de ter feito um excelente trabalho como deputada estadual, como pelo fato de Efraim Filho ter anunciado o seu voto em Bolsonaro, diante da grande rejeição existente entre os paraibanos com relação a Bolsonaro. Mas não concordamos que se deduza este crescimento da comparação entre dois institutos. Comparação que não subsiste no entender de quem realmente sabe o que pesquisa eleitoral e estatística. Dificilmente vai se encontrar números iguais em duas pesquisas diferentes, mesmo que feitas pelo mesmo instituto e mesmo que o universo pesquisado seja o mesmo. A deferença de universos e de datas tendem a apresentar modificação nos resultados. Universo a que nos referimentos é o conjunto das pessoas pesquisadas em cada pesquisa. (LGLM)