Datafolha: Lula tem 48% dos votos válidos e vitória no 1º turno fica mais difícil

By | 02/09/2022 6:55 am

Com evolução de Ciro e Tebet, chance de 2º turno cresce; petista tinha 54% dos votos válidos em maio

 

(Igor Gielow, 01/09/2022)

Trabalhando com um leque de alianças que incluiu a atração do ex-tucano Geraldo Alckmin para ser seu vice pelo PSB, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vê sua tentativa de vencer a eleição deste ano no primeiro turno se reduzir na nova pesquisa do Datafolha.

O ex-presidente Lula, candidato do PT ao Planalto, durante comício em Manaus
O ex-presidente Lula, candidato do PT ao Planalto, durante comício em Manaus – Michael Dantas – 31.ago.2022/AFP

Lula agora tem 48% dos votos válidos, na conta que exclui os brancos e nulos do cômputo final, utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral para definir o resultado da eleição. Nela, vence de forma direta quem tiver 50% mais um voto. Na pesquisa passada, em agosto, o petista tinha 51%. Em junho, 53%. Em maio, 54%.

Considerando a margem de erro de dois pontos (para mais ou para menos), isso significa que ele pode ter hoje 46% ou 50%, insuficientes em tese para vencer. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), seu principal opositor, tem 39%. Ciro Gomes (PDT) marca 10% e Simone Tebet (MDB), 5%.

O levantamento é o primeiro após o aumento de exposição dos candidatos, com o início do horário eleitoral gratuito na sexta passada (26), das entrevistas dos principais nomes ao Jornal Nacional da Rede Globo e do debate Folha/UOL/Bandeirantes/Cultura de domingo (28).

Como a dinâmica da campanha agora prevê aumento de ataques, com estímulo ao antipetismo que em 2018 foi central para a eleição de Bolsonaro, Lula parece neste momento sem muita alternativa para tentar matar a fatura em 2 de outubro.

Antes do começo efetivo da disputa, fez esforços. Além do PSB agora de Alckmin, Lula atraiu diversos partidos para sua aliança. Conseguiu que o deputado André Janones (Avante), que pontuava na casa dos 2% segundo o Datafolha, abandonasse a candidatura para apoiá-lo. Mas o efeito parece anulado agora.

O Datafolha ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios da terça (30) a esta quinta (1º). O levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, foi registrado sob o número BR-00433/2022 no TSE.

LEIA MAIS SOBRE A PESQUISA DATAFOLHA

  1. Lula lidera com 45%, seguido por Bolsonaro (32%), Ciro (9%) e Tebet (5%)

  2. Lula tem 53% no 2º turno, ante 38% de Bolsonaro, na menor diferença entre eles

  3. 52% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 39% em Lula

  4. 76% dizem já estar totalmente decididos sobre voto a presidente

  5. Lula tem 48% dos votos válidos e vitória no 1º turno fica mais difícil

  6. Governo Bolsonaro tem 42% de reprovação e 31% de aprovação

  7. 50% afirmam nunca confiar em nada do que diz Bolsonaro

  8. Lula mantém vantagem entre pobres; Bolsonaro avança no Sudeste

  9. Análise: Números da 3ª via mexem nas peças, mas mantêm Lula em vantagem

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *