Ipec capta 7 de Setembro, mas Bolsonaro nada conseguiu; leia análise

By | 13/09/2022 9:10 am

Presidente nada conseguiu e manteve 31% das indicações após promover comício em data cívica

O ex-presidente Lula oscilou dois pontos porcentuais para cima na última semana, chegando a 46% das intenções de votos. Ele está no limite necessário para vencer a disputa sem precisar de 2º turno. A pesquisa indica que esse crescimento de Lula, ainda que dentro da margem de erro, veio em parte do eleitorado que até pouco tempo atrás não estava decidido: eram apenas 4% de indecisos na semana passada e agora são 3%.

A pesquisa Ipec é a primeira a captar plenamente a resposta do eleitorado ao vergonhoso papel desempenhado por Bolsonaro durante o 7 de setembro.
A pesquisa Ipec é a primeira a captar plenamente a resposta do eleitorado ao vergonhoso papel desempenhado por Bolsonaro durante o 7 de setembro. Foto: Ueslei Marcelino

A oscilação negativa de Ciro Gomes no mesmo período, de 8% para 7%, pode representar o início de uma migração de votos por parte de seu eleitorado para Lula.

Ex-ministro de Lula e ex-cabo eleitoral lulista, Ciro Gomes apresenta um programa de governo de esquerda, embora sua campanha esteja pesadamente contra Lula. É razoável supor que ao menos metade do eleitorado de Ciro ainda seja simpático ao PT.

Movimentos estratégicos do eleitorado, na reta final, são comuns. Marina Silva e Geraldo Alckmin experimentaram esses processos na última eleição: seus resultados nas urnas (1% e 4,5%, respectivamente) foram muito inferiores ao que as pesquisas indicavam dias antes. Por estratégia, boa parte de seus eleitores na ocasião migraram para candidatos em posições melhores. Isso tende a ocorrer também em 2022.

A pesquisa Ipec é a primeira a captar plenamente a resposta do eleitorado ao vergonhoso papel desempenhado por Bolsonaro durante o 7 de setembro. O presidente ignorou completamente a data nacional, preferindo usar o feriado para promover um comício particular, chegando ao cúmulo de iniciar um coro sobre sua genitália. Pelo Ipec, Bolsonaro nada conseguiu: seus 31% continuam intactos.

Por fim, é digna de nota a resiliência da senadora Simone Tebet, com 4%. A candidata do MDB foi o destaque da primeira semana da campanha, especialmente pela posição aguerrida contra Bolsonaro no debate presidencial. Caso a consolidação se confirme, a senadora pode terminar a eleição em 3º, ultrapassando Ciro em meio à migração do eleitorado deste para Lula.

João Villaverde é professor e doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV-SP.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *