
O aplicativo “Boletim na Mão”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ajudará o eleitor a acompanhar os resultados do pleito eleitoral deste domingo (27) com facilidade. Já disponível para baixar, o aplicativo mostra a lista de votos dos candidatos ao Senado Federal pela Paraíba, mas os candidatos Ricardo Coutinho (PT) e Manoel Messias (PCO) aparecem com um detalhe especial: “anulado sub judice”.
Ambos os candidatos estão inelegíveis pela Justiça Eleitoral e não poderão disputar as Eleições 2022. O petista segue com a condenação de inelegibilidade por conta de abuso de poder econômico nas eleições de 2014 e apesar das tentativas de se tornar disponível ao eleitor no dia 2 de outubro, ele segue inelegível.
Portanto, o aplicativo, que serve para o eleitor ler o QR Code do Boletim de Urna (BU) e ter acesso aos votos da urna, de forma digitalizado, no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral. Mas se a candidatura de Ricardo Coutinho e Manoel Messias permanecer indeferida, nenhum voto vai aparecer no aplicativo.
Comentário nosso
Esta informação de que o voto que for dado em Ricardo Coutinho será ANULADO, pois está SUB JUDICE, deverá aparecer na urna eletrônica se você digitar o número 133. Isto significa que, se você confirmar este voto, você poderá perder o seu voto, como muita gente perdeu em um eleição em que Dinaldo foi candidato a deputado e todos os votos dados a ele foram anulados. Se antes da eleição for rejeitado um recurso de Ricardo perante o STF, ele continuará inelegível e você certamente perderá o voto que der a ele. Se o recurso perante o STF não tiver sido julgado, Ricardo continuará inelegível e se o recurso for rejeitado depois da eleição você também perderá o seu voto. Por isso pense bem. Se você perder o voto dado a Ricardo Coutinho você estará beneficiando outro candidato que seria mais votado depois de Ricardo, como Efraim Morais, Bruno Roberto, André Ribeiro, Sérgio Queiroz ou Pollyanna Dutra. Para evitar que você termine beneficiando um candidato que você não quer ver eleito, escolha logo aquele candidato em quem você votaria em lugar de Ricardo Coutinho. Há quem diga que o voto em Ricardo vai valer, mas ele continua SUB JUDICE e com o risco de ter o voto nele ANULADO, como consta na própria urna eletrônica. (LGLM)