PSB segue PT e apoiará Marília Arraes no segundo turno em Pernambuco

By | 08/10/2022 5:26 am

Marília disputa o segundo turno em 30 de outubro contra a candidata Raquel Lyra (PSDB)

 

(Sandy Mendes, no Metrópoles, em
O diretório estadual do PSB de Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira (7/10), um comunicado onde sinaliza o apoio à candidata Marília Arraes, do Solidariedade, no segundo turno da disputa pelo governo estadual. Em nota, a sigla não cita diretamente Arraes, mas afirma que o partido estará com “a candidatura que for apoiada pelo presidente Lula“.

Marília disputa o segundo turno em 30 de outubro contra a candidata Raquel Lyra (PSDB). No primeiro turno, Marília Arraes teve 23,8% dos votos, e Raquel Lyra, 20,8%.

O comunicado divulgado pelo diretório fez menção à aliança nacional representada pela candidatura de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) e afirma respeitar a “decisão popular”, que impediu a ida de Danilo Cabral (PSB) ao segundo turno, por entender “a alternância de poder manifestada pelos pernambucanos como um fator natural do processo democrático”.

Antes, o Partido dos Trabalhadores (PT) havia anunciado o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da sigla à candidatura de Marília. O anúncio foi feito na sede do PT no Recife. Presente no evento, a candidata do Solidariedade reforçou que a aliança também será para aumentar o número de votos em Lula no segundo turno na região.

Histórico

A relação de Marília com o PSB é conturbada desde a época que ela ainda estava no partido. Arraes era filiada ao PSB e deixou a legenda em 2016 por conta de divergências com demais membros do diretório pernambucano, para entrar no PT, enquanto também era aliada do ex-presidente. A aliança foi rompida após o partido preferir o nome de Danilo Cabral para disputar o governo de Pernambuco. Apesar do impasse, a candidata não retirou apoio a Lula.

Cabral acabou ficando em terceiro lugar, perdendo para Raquel Lyra, com 18,02% dos votos.

A escolha da ex-vereadora pelo Solidariedade se deu pela possibilidade de permanecer próxima do PT sem precisar ceder ao PSB. Marília Arraes chegou, inclusive, a adotar referências a Lula em sua campanha com seus cabos eleitorais vestindo roupas em alusão ao PT, mas foi vetada pelo partido.

O pleito deste ano foi uma derrota histórica da legenda, que está no comando do estado desde 2007.

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *