(Conversa Política, Jornal da Paraíba, 21/10/2022)
O ex-presidente Lula (PT) lidera e tem 64% das intenções de voto no Estado, diante de 30% atribuídos ao candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Brancos e nulos somam 5%. Entre os entrevistados, 1% afirmou que não sabe ou prefere não opinar.
A pesquisa Ipec, divulgada nesta quinta-feira (20) pelas Tvs Cabo Branco e Paraíba, trouxe um levantamento sobre as intenções de voto dos paraibanos na disputa presidencial.
O ex-presidente Lula (PT) lidera e tem 64% das intenções de voto na Paraíba, diante de 30% atribuídos ao candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Brancos e nulos somam 5%. Entre os entrevistados, 1% afirmou que não sabe ou prefere não opinar.
Mas quando o recorte é feito com o eleitorado de João Pessoa, a diferença entre os dois candidatos cai consideravelmente. Lula ‘perde’ 13 pontos percentuais, em relação às intenções de voto em todo o estado (64% para 51%); e Bolsonaro turbina em 11 pontos (30% para 41%).
Ou seja, o bolsonarismo é bem mais forte na capital do que em cidades do interior, onde obteve apenas 27%. Apesar do cenário favorável, as intenções de voto a Bolsonaro não alcançaram as intenções de voto de Lula, que chega a 68% fora da capital.
Vale destacar que no dado de 27%, no interior, está incluído Campina Grande, que no primeiro turno deu uma votação de mais de 40% para Bolsonaro. Nesse caso, a Rainha da Borborema deve estar elevando a porcentagem geral do interior.
Comentário nosso:
Como Campina Grande, no primeiro turno deu a Bolsonaro votação semelhante a João Pessoa, é possível que, nesta pesquisa, a votação da Rainha da Borborema tenha elevado a votação do atual presidente no interior, onde votação de Lula deve superior a 70%, no restante das cidades do interior. (LGLM)