Pesquisa indica que estratégia de neutralidade de Pedro Cunha Lima é acertada

By | 21/10/2022 12:08 pm
Pedro Cunha Lima em entrevista na CBN. Foto: Elza Cruz

Muitos apostavam contra. Não foram poucos os que pressionaram para uma declaração de voto quanto à disputa presidencial. O candidato Pedro Cunha Lima (PSDB), porém, decidiu manter uma posição de neutralidade. E os números do Ipec, divulgados ontem, mostram que a estratégia dele tem dado certo.

Para chegar a essa conclusão é suficiente uma análise sobre o desempenho do tucano em João Pessoa e entre os evangélicos paraibanos.

Na Capital, Pedro tem 52% das intenções de voto, contra 38% de João Azevêdo (PSB). Entre os evangélicos, o índice do tucano chega a 57%, diante de 32% do socialista.

Os dados têm um significado claro: mesmo com a neutralidade, Pedro conseguiu crescer junto ao eleitorado de centro-direita, que no primeiro turno foi dividido com a candidatura de Nilvan Ferreira (PL).

Veja também  Bolsonarista, deputado Moacir Rodrigues não segue Romero e anuncia apoio a João

Nilvan liderava a preferência entre os evangélicos e foi o candidato mais votado em João Pessoa.

Por um momento havia dúvida de que uma posição neutra afastasse o eleitorado bolsonarista. As intenções de voto trazidas pela pesquisa Ipec mostram que isso não aconteceu.

Por outro lado, a priorização do debate estadual e a neutralidade deixam a porta aberta para o eleitorado do ex-presidente Lula (PT), majoritário na Paraíba.

Uma tomada de posição, em favor de Bolsonaro ou Lula, acabaria com a possibilidade de transitar entre os dois públicos antagônicos. A campanha de Pedro percebeu isso. E acertou.

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *