Conforme o Ipec, 13% dos eleitores disseram ter definido o voto para governador no dia da eleição
(Pleno Poder, Jornal da Paraíba, em 21/10/2022)
Entre os vários dados coletados pelos pesquisadores do Ipec, um possui relevância significativa para as campanhas que disputam o Governo da Paraíba, de João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB). A possibilidade de mudança de intenção de votos dos eleitores.
Conforme o instituto, 16% dos entrevistados afirmaram que ainda podem mudar de candidato até a eleição. A decisão é definitiva para 83% do eleitorado e 1% preferiu ou não soube opinar.
Em um pleito apertado, em que os dois candidatos estão tecnicamente empatados, essa variável deixa o resultado do segundo turno ainda mais ‘aberto’.
Confira aqui as intenções de voto para o Governo do Estado
Somam-se a esses índices números relativos ao primeiro turno.
Conforme o Ipec, 13% dos eleitores disseram ter definido o voto para governador no dia da eleição; enquanto 5% fizeram a escolha na véspera.
Ou seja: os próximos dias serão decisivos para as duas campanhas. Qualquer deslize pode custar caro.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro de 2022. Foram entrevistados 800 paraibanos em 36 municípios. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB02083/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-06722/2022.