Pesquisa Ipec: 16% dos paraibanos admitem mudar voto para governador até eleição

By | 21/10/2022 7:18 pm

Conforme o Ipec, 13% dos eleitores disseram ter definido o voto para governador no dia da eleição

 

(Pleno Poder, Jornal da Paraíba, em 21/10/2022)

 

Entre os vários dados coletados pelos pesquisadores do Ipec, um possui relevância significativa para as campanhas que disputam o Governo da Paraíba, de João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB). A possibilidade de mudança de intenção de votos dos eleitores.

Conforme o instituto, 16% dos entrevistados afirmaram que ainda podem mudar de candidato até a eleição. A decisão é definitiva para 83% do eleitorado e 1% preferiu ou não soube opinar.

Em um pleito apertado, em que os dois candidatos estão tecnicamente empatados, essa variável deixa o resultado do segundo turno ainda mais ‘aberto’.

Confira aqui as intenções de voto para o Governo do Estado

Somam-se a esses índices números relativos ao primeiro turno.

Conforme o Ipec, 13% dos eleitores disseram ter definido o voto para governador no dia da eleição; enquanto 5% fizeram a escolha na véspera.

Veja também  Pesquisa Ipec aponta para disputa apertada e com resultado imprevisível na Paraíba

Ou seja: os próximos dias serão decisivos para as duas campanhas. Qualquer deslize pode custar caro.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro de 2022. Foram entrevistados 800 paraibanos em 36 municípios. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB02083/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-06722/2022.

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *