Factoide de véspera (seguido de comentário nosso)

By | 28/10/2022 7:36 am

Sem avançar no Datafolha, Bolsonaro usa governo para tumulto com denúncia vazia

 

Jair Bolsonaro (PL), durante entrevista no Palácio da Alvorada – Pedro Ladeira/Folhapress

No estilo nada sofisticado que caracteriza a comunicação bolsonarista, Faria afirmou que emissoras de rádio, principalmente no Nordeste, teriam deixado de veicular inserções publicitárias da campanha de Jair Bolsonaro (PL).

A supressão estaria conectada à larga vantagem obtida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os nordestinos.

Coincidência ou não, a pantomima veio na sequência do desgaste provocado na campanha pelo desvario do ex-deputado Roberto Jefferson, com seus tiros contra policiais federais, enquanto Bolsonaro não dá sinal de avanço nas pesquisas. Nesta quinta (27), marcou 44% das intenções de voto totais no Datafolha, ante 49% de Lula.

É plausível que rádios possam falhar ou descumprir a programação obrigatória, mas está claro que o ministro promoveu a divulgação de um factoide costurado às pressas com o intuito de mudar a pauta, insuflar apoiadores e lançar, mais uma vez, suspeitas sobre o processo eleitoral.

A acusação prestou-se a alimentar o discurso de uma candidatura que se diz vítima do establishment, da Justiça Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal, acusados de favorecer o adversário. Ressalte-se que cabe a partidos e campanhas o monitoramento das veiculações e não é tarefa do TSE distribuí-las.

É incerto se a alegação servirá de pretexto para reações contundentes, em especial na hipótese de uma derrota do presidente.

Bolsonaro, diga-se, evitou assumir um tom de incentivo aberto ao tumulto em seu pronunciamento sobre o tema, na quarta (26). Manteve o controle ao reiterar as acusações infundadas e disse que respeitará o resultado das urnas.

Numa disputa marcada por discussões as mais extravagantes e inúteis para esclarecer o eleitor sobre os reais planos dos candidatos, o episódio não chega a surpreender. É de esperar que um mínimo de troca de ideias e apresentação de propostas venha a ocorrer no debate organizado pela Rede Globo na noite desta sexta-feira (28).

editoriais@grupofolha.com.br

Comentário nosso

Bolsonaro tentando inventar uma desculpa para a derrota iminente. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *