Bloqueios ilegais em estradas provocam perdas diárias de quase R$ 2 bilhões no comércio, diz CNC

By | 04/11/2022 7:24 am

(Jornal da Globo, 


Bloqueios ilegais em estradas provocam perdas bilionárias no comércio, diz CNC
Bloqueios ilegais em estradas provocam perdas bilionárias no comércio, diz CNC

Confederação Nacional do Comércio (CNC) calcula que os bloqueios podem ter provocado perdas diárias de quase R$ 2 bilhões só no comércio – e os prejuízos se espalharam por todo o Brasil.

A Ceasa, em Porto Alegrenão conseguiu receber 90% das cargas que vinham de outros estados. Em algumas cidades gaúchas, já faltam produtos como tomate, cebola, batata e frutas.

Em Santa Catarina, produtores tiveram que jogar fora 18 toneladas de mandioquinha que seriam levadas para São Paulo.

Além do desabastecimento de alimentos, os bloqueios provocaram falta combustível, em vários estados. Em Ji-Paraná, cidade no interior de Rondônia, quase todos os postos estão fechados, sem estoque.

Em outro município, as ambulâncias só têm a gasolina do tanque. Pelo menos 10 pacientes que fazem hemodiálise correm risco de não conseguir viajar se a situação não se normalizar.

Sem poder passar pelas estradas, muitos passageiros e funcionários de companhias aéreas não conseguiram chegar aos aeroportos. O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) diz que o setor passou por uma situação muito grave.

“Os impactos são enormes, imagine, por exemplo, só em Guarulhos, na primeira noite de bloqueio, mais de 500 passageiros e diversas tripulações não conseguiram chegar ao aeroporto. Isso acabou cancelando 25 voos só neste aeroporto”, conta Eduardo Sanovicz.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *