Bolsonaro se queixa de longa espera para a posse de Lula em janeiro (seguido de comentário nosso)

By | 19/11/2022 7:08 am

Presidente afirmou a interlocutores que a lei precisa mudar para tornar distância entre eleição e início do novo governo mais curta

 

(Mônica Bergamo, colunista da Folha, em 18/11/2022)

Jair Bolsonaro (PL) se queixou a interlocutores que o visitaram do tempo que é preciso esperar para que o presidente eleito Lula (PT) tome posse em seu lugar. O petista foi proclamado vencedor no dia 30 de outubro, mas só subirá a rampa do Palácio do Planalto no dia 1º de janeiro de 2023.

O presidente eleito Lula e o presidente Jair Bolsonaro
O presidente eleito Lula e o presidente Jair Bolsonaro – Marlene Bergamo e Gabriela Bilo – 26.10.2022/Folhapress

ESPERA

Para o atual presidente, a lei deveria mudar, e o novo governante deveria tomar posse logo depois de abertas as urnas. A longa espera, afirmou, é aflitiva.

PAREDE

Segundo Bolsonaro disse ao visitante, o presidente que está deixando o cargo já não tem mais poder algum e suas opiniões não tem relevância. A ele restaria, portanto, ficar batendo ponto e esperando o tempo passar.

SURPRESA

À mesma visita, Bolsonaro passou a impressão de estar chateado e triste com a derrota. Que, de fato, não esperava.

DE CAMA

Para piorar, o presidente foi diagnosticado com erisipela na semana seguinte à eleição. Recluso no Palácio da Alvorada, recebeu poucas pessoas e delegou funções ao vice-presidente, Hamilton Mourão.

DE VOLTA

Na quinta (17), o general Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro, visitou o presidente no Alvorada e afirmou que ele já estava melhor. E que poderia em breve voltar a despachar no Palácio do Planalto.

Comentário nosso

O que aflige Bolsonaro é o que sempre afligiu a mandatários em final de mandato. A proximidade do ostracismo e a sensação de que cafezinho chega frio e a sua cigarra ou sineta não é atendia com tanta presteza. E no caso de Bolsonaro uma agravante. O medo dos processos que podem vir a atingi-lo a partir de janeiro. (LGLM)

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *