O prefeito de Patos em exercício, Jacob Souto, juntamente com o secretário de infraestrutura, Júnior Bomfim, e o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens -DER, Madiel Conserva, acompanhou o serviço da construção da Avenida Lagoa dos Patos, nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, referente à segunda etapa.
A obra teve início em setembro e tem parceria da Prefeitura de Patos juntamente com o governo do Estado, por meio do DER. Nesse momento, a Prefeitura de Patos está finalizando o cercamento da área para evitar a passagem de animais.
“É uma obra que vai valorizar muito a cidade, o Rio Espinharas vai dar um foque maior, ou seja, nós vamos ter que pensar o Rio Espinharas com mais celeridade para que a gente possa preservar algo dessa natureza. Vai ser um espaço de caminhada para as pessoas, corrida, ciclismo. Vai ser uma área muito bonita”, explicou o prefeito Jacob Souto.
O trabalho desta segunda etapa tem o acompanhamento da secretaria de meio ambiente e da secretaria de infraestrutura, ambas do município, para que o trabalho seja ágil e a avenida seja uma realidade o mais rápido.
O trecho possui 20 m de largura e 600m de comprimento.
De acordo com o diretor do DER, a segunda etapa refere-se à base e que receberá uma camada em torno de 30cm, homogeneizada e compactada.
“Após a liberação de conclusão dessa base, a ideia do prefeito Nabor é liberar para o tráfego.O governador esteve aqui e sugeriu uma modificação na rotatória do projeto e vai autorizar o DER a licitar a obra. É uma obra de mobilidade urbana menor que eu já vi, 600m, e, talvez, a mais impotante para Patos que eu já vi nesse momento”, afirmou Madiel Conserva.
Comentário nosso
Muito importante a realização desta obra, vai oferecer outra arternativa de desvio do trânsito do Centro da cidade, desta vez, diferente da Alça Sudeste que desvia da rua dos Dezoito para a Rodoviária, a Avenida Lagoa dos Patos desvia da Porfírio da Costa para a Brasilia. A Festa de Setembro, por exemplo, deixará de impedir o trânsito para o bairro de Brasília. Espero que seja bem construída para não se acabar ligeiro como a Alça Sudeste. Só estranhei um mapa da obra, publicada numa matéria nas redes sociais, onde constava uma Travessa Pedro II, desaguando na rua Felipe Camarão, quando a Pedro II fica a mais de trezentos metros do local. A chamada Travessa Pedro II, na realidade é a rua 26 de outubro, onde ficava a antiga Algodoeira Horácio Nóbrega, rua que fica por trás do antigo Cine São Francisco e que vai DA rua 26 de Julho ATÉ a rua Felipe Camarão, próximo da saída DESTA para a nova Avenida Lagoa dos Patos. (LGLM)