Dino anuncia indicação de Andrei Rodrigues à chefia da Polícia Federal

By | 09/12/2022 4:19 pm

Novo ministro da Justiça diz que escolha da próxima direção da PF levou em consideração necessidade de ‘restauração da plena autoridade e legalidade’ na corporação e a experiência profissional do delegado

Andrei Rodrigues, delegado da Polícia Federal, já foi Secretário Extraordinário de Grandes Eventos.
Andrei Rodrigues, delegado da Polícia Federal, já foi Secretário Extraordinário de Grandes Eventos. Foto: Jirlan Biazatti/Reprodução ADPF

Anunciado ministro da Justiça, o senador eleito Flávio Dino anunciou na manhã desta sexta-feira, 9, a indicação do delegado Andrei Rodrigues como novo chefe da Polícia Federal. Dino disse que a escolha para diretoria-geral da PF levou em consideração a ‘necessidade de restauração da plena autoridade e legalidade’ na corporação e a experiência profissional do delegado, que já foi Secretário Extraordinário de Grandes Eventos.

“Conversei longamente com o delegado Andrei e levei ao presidente Lula. Claro que ele reiterou a autorização para que eu fizesse o anúncio, assim como haverá anúncios de outros cargos, buscando a compreensão da experiência profissional, da capacidade de liderar contingentes e de fazer com que a hierarquia e disciplina voltem como valores fundantes de uma polícia da legalidade e do Estado democrático de direito. Essa foi a razão pela qual o presidente Lula autorizou que eu prosseguisse com essa indicação do delegado Andrei”, afirmou durante a divulgação dos primeiros ministros pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O delegado escolhido foi chefe da segurança de Lula na campanha, faz parte da equipe de transição e também atuou na segurança da ex-presidente Dilma Roussef. O trabalho de Andrei Rodrigues durante a segurança de Lula nestas eleições, além de sua atuação como delegado da PF, foram destacados por Dino.

“Nós levamos em conta, sobretudo, a necessidade de restauração da plena autoridade e da legalidade nas polícias, também a experiência profissional comprovada, inclusive, na Amazônia brasileira, uma vez que o delegado Andrei exerceu as suas funções na Amazônia, que é uma área estratégica”, comentou Dino. “O delegado Andrei participou do diálogo com os Estados e municípios, foi secretário extraordinário de grandes eventos, participou da preparação da Copa e da Olimpíada.”

Dino também procurou destacar que o governo federal terá diálogo com toda a categoria. “Eu quero consignar aos policiais, suas famílias e a todos os profissionais de segurança pública que o presidente Lula determinou que, na transição e também no exercício de governo, nós estejamos muito próximos. Não há nenhuma razão para não haver amplo diálogo com todos os profissionais da segurança pública e isso vai ocorrer, por determinação do presidente Lula.”

Dino disse que caberá ao presidente eleito definir como ficará sua segurança pessoal. Há preocupações com a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), atualmente sob o comando do general Augusto Heleno, e que tem entre suas funções dar segurança ao presidente da República. Indagado sobre o tema, Dino assegurou que o futuro governo pretende recuperar a instituição. “O GSI não é do general Heleno. Ele sairá no dia 31 de dezembro. Temos certeza que o GSI será recuperado e que a politização indevida irá cessar”, disse o futuro ministro.

Repercussão

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos Camargo, parabenizou Dino e Adnrei, destacando que ‘ambos possuem as qualidades necessárias para exercer as funções’.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *