Conheça o maior Cajueiro do Mundo, na praia de Pirangi, município de Parnamirim-RN; vídeo e fotos (seguido de comentário nosso)

By | 19/12/2022 4:03 pm

(Blog do Jordan, em 18/12/2022)

Conheça o maior Cajueiro do Mundo, na praia de Pirangi, município de Parnamirim-RN; vídeo e fotos

O Blog do Jordan Bezerra esteve presente, neste sábado, dia 17 de dezembro, no maior cajueiro do mundo, que fica localizado na praia de Pirangi, município de Parnamirim, região metropolitana de Natal-RN.

O cajueiro tem, aproximadamente, uma idade de 133 anos e chega a ocupar uma área de 9 mil metros quadrados. No dia 20 deste mês o cajueiro alcança a marca do 134º aniversário. No Rio Grande do Norte, a árvore representa um importante ponto turístico, recebendo visitas diárias daqueles que frequentam o estado.

O Blog do Jordan Bezerra aproveitou e conversou com um dos guias turísticos, que também são técnicos do cajueiro, sobre algumas curiosidades. Dentre essas, rege uma lenda de que, na década de 90, eram tirados cerca de 90 mil frutos por safra. O maior cajueiro do mundo é de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA. A árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.

O Blog questionou ainda como era feito o controle da produção de caju, e o guia explicou que a degustação é feita pelos próprios turistas. Sobre a adubação do cajueiro, foi explicado que somente as folhas que caem da árvore são o suficiente para repor a matéria orgânica ao solo local. Já a disposição de água é feita naturalmente, devido ao fato de que o cajueiro está localizado em uma região litoranea com um lençol freático relativamente baixo, de no máximo 10 metros. Somente em períodos chuvosos é necessária a interferência de agrônomos para garantir a vida da árvore.

 

Comentário nosso

E depois de conhecer o maior cajueiro do mundo, cobrindo uma área do tamalho de um campo de futebol, aproveite para matar a fome e a sede, no Restaurante Comeu Morreu, que fica lá pertinho. Apesar do nome exótico é famoso pela qualidade da comida que serve e tem a frente um velho amigo patoense, o empresário Bento Lima de Lucena, que tem prazer em receber bem os seus clientes, principalmente os patoenses. Pode perguntar a qualquer guia turístico onde fica o Comeu Morreu que ele lhe ensina na hora.

Fotos 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *