(Vicente Conserva – 40 Graus, Segunda-Feira, 19 de Dezembro de 2022)
MAIORIA PELA CASSAÇÃO
A vida de Márcio Roberto anda meio atribulada. Não é a primeira que ele tenta voltar à Assembleia Legislativa e não consegue por encrencas na justiça. Agora, foi o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que formou neste sábado (17) maioria para pela cassação do mandato do deputado federal eleito Márcio Roberto (Republicanos). Márcio recebeu 40.909 votos no último pleito. Além do relator, ministro Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia, Carlos Horbach e Sergio Silveira Banhos votaram pela cassação.
Segundo esclareceu o ministro relator, após a apresentação do requerimento de registro de candidatura, em agosto deste ano, Marcio obteve tutela de urgência em ação rescisória para suspender os efeitos da condenação, “tratando-se de fato superveniente apto a afastar a inelegibilidade do candidato”.
Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o registro de candidatura do deputado estadual eleito, Márcio Roberto (Republicanos), quem assume o mandato na Assembleia Legislativa do Estado, será o primeiro suplente do partido, Bosco Carneiro, do mesmo partido. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza hoje (19) a retotalização de votos da eleição para deputado estadual após determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso ocorre após a cassação da candidatura do deputado estadual eleito Márcio Roberto (Republicanos). Com a medida, Bosco Carneiro será anunciado eleito para uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Vida que segue para o Republicanos e nenhum prejuízo para bancada que permanecerá com 8 deputados.
RECORDE DE COMENDAS
Como parte do calendário de atividades de encerramento dos trabalhos do Poder Legislativo de Patos, a Câmara realizou duas Sessões Solenes para entrega de honrarias, a exemplo de Votos de Aplausos, Título de cidadania e comendas. Se se viu tantos agraciados na história do parlamento mirim da cidade. Mais de 50 pessoas (homes e mulheres) profissionais liberais, servidores públicos das áreas de saúde e educação, artistas e religiosos foram homenageados. As honrarias foram apresentas e aprovadas ao longo do ano de 2022 pelos 17 vereadores”. Como não cabem todos em uma foto, vamos de duas.
Isso é que é produtividade vazia. Não existe nada demais homenagear em vida quem realmente quem merece, no entanto, isso não pode suplantar discussões importantes que possam mudar para melhor nossa terra. Injustificável”
Comentário nosso
A banalização da concessão de comendas, títulos de cidadão e votos de aplauso termina tirando o brilho destas concessões. Fossem entregues “pari passu”, à medida em que fossem concedidas seriam muito mais valorizadas. (LGLM)
CAUSA PRÓPRIA
É difícil compreender o que se passa na cabeça de alguns parlamentares de Patos. Quando é para legislar em causa própria encontram todos os tipos de argumento. Fizeram todas as arruaças do mundo para que não fosse concedido aumento aos secretários municipais que estão há quase 10 anos sem aumento salarial. De tanto barulho, a presidente Tide retirou o projeto. Agora, aparece o vereador Décio Motos (Solidariedade), pedindo de novo aumento no subsídio dos vereadores. Décio enfatizou que o valor atual representa pouco em relação a necessidade que os parlamentares tem de prestar assistência nas comunidades de Patos, afirmando que tem se deparado com diversas situações desse tipo, nos bairros da cidade.
O mais engraçado é que um secretário trabalha de domingo a domingo, inclusive em feriados. O vereador tem apenas duas sessões por semana e ganha bruto R$ 10 mil. Já o secretário R$ 7 mil.
Comentário nosso
Realmente, os secretários mereciam um melhor remuneração uma vez que precisam de competência e dedicação integral para o exercício da função, enquanto nem todo vereador dedica as duas coisas durante o exercício do mandato. Vale ressaltar que a função de vereador não é ficar distribuindo “esmolas” para pagar o voto que recebeu, mas trabalhar no seu mandato para atender o interesse da população como um todo. (LGLM)
SAÍDA PELO BARCO
Por falar em causa própria, o vereador Josmá Oliveira que andou se metendo em nova polêmica por conta de uma emenda impositiva que beneficia seus dois irmãos com previsão de obra de calçamento no Jatobá, foi vítima dos internautas que não deixaram passar a oportunidade.
PRESTÍGIO EM ALTA
O engenheiro e escritor patoense, José Mota Victor, anda com o prestígio em alta. Após lançar vários livros de renome e com vendagem invejável, ele agora recebe a grata notícia de que foi aceito como membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão com sede em Santarém, Portugal. “Fui aceito como Membro dessa Instituição Portuguesa. Cidade de Pedro Álvares Cabral. Trata-se de um Centro de Investigação Científica.”
ATÉ A FAIXA
Existe um temor na organização da posse de Lula com a faixa presidencial. Não se Jair Bolsonaro vai ou não passá-la ao presidente eleito, mas sim se haverá alguma faixa a ser passada. A equipe de Lula teme que Bolsonaro, em represália por ter sido derrotado, leve consigo a faixa presidencial e não haja nada a passar ao novo presidente. A organização da posse quer se assegurar na próxima semana de que a faixa está em segurança.
SUJEIRA TEM LADO
A demora para aprovação de PEC da Transição na Câmara tem seu preço. O presidente da Casa, Arthur Lira, está oferecendo 150 votos na PEC da Transição, que irá garantir a Bolsa Família aos mais pobres, em troca do Centrão poder indicar o ministro da Saúde.
Como ele pode ser tão sujo, a ponto de fazer chantagem usando a miséria e a fome como moedas de troca?
FRUTO DE TRABALHO
O trabalho dignifica o homem. E não é à toa que o deputado federal paraibano Hugo Motta foi eleito, por unanimidade, líder do partido Republicanos na Câmara para 2023. Hugo fez seu caminho e por onde passou deixou o rastro de trabalho cujos frutos estão sendo colhidos aos montes. Deputado mais votado da Paraíba e agora com reconhecimento nacional.
Hugo disse que vai procurar “trabalhar intensamente, ouvindo as demandas e dialogando para buscar soluções aos problemas que o Congresso Nacional precisa enfrentar para transformar o Brasil em um país melhor. Seguiremos trabalhando fortemente, focados no crescimento do partido e na análise de matérias importantes para o país!”
MEDALHA POR TRABALHO
E por falar em trabalho, o deputado Hugo Motta recebeu na noite desta terça-feira, a Medalha de Mérito Mauá, por ter empenhado esforços no trabalho legislativo em defesa de melhorias no setor brasileiro de transportes. Foi reconhecido agora. “Reafirmo meu compromisso em lutar cada vez mais para desenvolver a infraestrutura de transporte no nosso país!”
Comentário nosso
Pena que para a construção do Hospital de Traumas no Sertão, Hugo só tenha destinado dois milhões de reais dos quase vinte milhões de que dispõe de verbas parlamentares. (LGLM)
LEMBRANÇA MALDITA
Guarde como lembrança do governo Bolsonaro.
SÓ PENSAM EM ELEIÇÃO
Basta passar uma eleição e lá estão eles reunidos de novo em busca de viabilizar chapa para vereador em Patos. O Chapão da Verdade, realizou na última sexta-feira, 16, de dezembro, no restaurante e pizzaria, Hot Pizza, sua confraternização de final de ano. Cerca de 30 pré-candidatos a vereador compareceram ao local, juntamente com familiares e aliados de campanha política, que participaram da programação de fim de ano.
O evento, também teve como objetivo discutir a realidade política do grupo, estabelecer um calendário com foco visando as próximas eleições que será apresentado na reunião de janeiro de 2023. Para Gustavo Ramos, o Chapão da Verdade tem como meta eleger pelo menos seis ou sete vereadores em Patos, divididos em dois partidos com 18 candidatos em cada.
Comentário nosso
É justamente por este trabalho intenso e antecipado que o grupo conseguiu eleger quatro vereadores em 2016 e três em 2020. (LGLM)
MAIS DO MENOS
Será que existe comoção massiva por esses olhos marejados?
Comentário nosso
Daqui para a frente ele vai ter muitos motivos para chorar. Quem planta, colhe. Enquanto milhares morriam com COVID, ele dizia que não era coveiro e zombava dos que reclamavam. O povo lhe deu o troco. E a Justiça tarda, mas não falha. (LGLM)