(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, 21/12/2022)
Faleceu na noite desta quarta-feira, dia 21 de dezembro, o líder político e médico Dr. José Tota Soares de Figueiredo, aos 87 anos. José Tota estava em sua residência no Condomínio Vilas do Lago, Bairro Maternidade, em Patos.
José Tota lutava contra um câncer de próstata há alguns anos. Em decorrência do avançar da enfermidade, a família estava cuidando dele em casa, porém, uma parada cardiorrespiratória silenciou o médico e líder político da região de Patos.
José Tota Soares de Figueiredo era natural da cidade de Conceição, no Vale do Piancó, sertão paraibano, mas veio ainda jovem com sua família para a cidade de Mãe D’água, onde começou a dar os primeiros passos na medicina e na política.
José Tota foi vice-prefeito de Teixeira, prefeito de Mãe D’água, Deputado Estadual, vereador na cidade de Patos, secretário de Saúde do Estado da Paraíba, além de vários cargos como diretor de repartições públicas e associações diversas da sociedade civil.
O velório acontecerá nesta quinta-feira, dia 22, no Parque Jardim da Paz, no Bairro Cruz da Menina, em Patos. O sepultamento, conforme seu desejo, acontecerá na cidade de Mãe D’água neste mesmo dia.
Comenmtário nosso
Apesar da idade avançada, a morte de Zé Tota, entristeceu a cidade de Patos. De uma família tradicional na região, Zé Tota foi uma das mais importantes lideranças políticas e sociais da nossa região nos últimos anos. Foi vereador, vice-prefeito, prefeito e deputado estadual e atuou socialmente como presidente do Patos Tênis Clube e dirigente do Lions Club, onde chegou a governador regional. Como profissional da medicina, além de ter sido o um dos primeiros anestesistas a atuar em Patos, foi várias vezes diretor do Hospital Regional de Patos e da Maternidade Peregrino Filho, assim como secretário de Saúde do Estado na administração do Governo Wilson Leite Braga. Natural de Conceição, fixou-se na nossa região, sendo vice-prefeito de Teixeira, primeiro prefeito de Mãe D´água, onde a familia comandou a política por décadas, e vereador em Patos, além de ter exercido um mandato de deputado estadual. (LGLM)