Em entrevista, o secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias, falou sobre os resultados do último protocolo emergencial para testagem da população de Patos para a Covid-19, que ocorreu entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro de 2022.
O protocolo emergencial durou 15 dias, sendo ofertados 400 testes Swab nas Unidades de Saúde Básicas aqui de Patos, diariamente.
Segundo Leônidas, todos os casos positivos foram acompanhados e catalogados pela Secretaria de Saúde, sendo estes, casos leves ou assintomáticos.
Os patoenses que estavam internados em cidades como Campina e João Pessoas, que faleceram por covid, estavam com o ciclo vacinal incompleto ou eram pacientes com idades muito avançadas, além de outras comorbidades, conforme informou Leônidas.
Com o fim do protocolo, foram reduzidos para 100 os testes Swab nas Unidades de Saúde Básicas por dia, e os cuidados para a covid continuam sendo: manter o ciclo vacinal completo, utilização da máscara e do álcool em gel.
Comentário nosso
Pena que a matéria não informou quantos casos foram constatados, indicando quantos exigiram internamento ou acompanhamento pela Secretaria de Saúde, para avaliar a sua evolução. (LGLM)