SEM DEVER DE CASA
Dos 71 municípios paraibanos que possuem Regimes Próprios de Previdência Social, 16 ainda não promoveram a reforma estabelecida com a promulgação da Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência). Não fizeram, minimamente, o ‘dever de casa’. Outros 38 deixaram de observar requisitos legais. Os dados são do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Conforme o TCE, os municípios de Belém do Brejo do Cruz, Bom Jesus, Cuité, Juazeirinho, Mari, Nova Palmeira, Paulista, Picuí, Pilõezinhos, Poço de José de Moura, Queimadas, Sapé, São José da Lagoa Tapada, São José dos Ramos, Soledade e Taperoá ainda não se adequaram à legislação federal.
É preocupante. Patos já fez o dever de casa aprovando as modificações. O Patos Prev está em boas mãos com o competente André Guedes.
Comentário nosso
Concordo em que o Patos Prev está em boas mãos com André Guedes, mas o Instituto começou a entrar na linha em 2017, é tanto que a assessoria jurídica em termos de previdenciarismo continua a mesma até hoje e vários dos atuais servidores e até diretores vêm de administrações anteriores. As administrações de Dinaldinho, Bonifácio, Sales Júnior e, principalmente, Ivanes Ramalho contribuiram para a situação a que o Instituto chegou. A atual situação financeira do instituto deve muito à administração de Ivanes, que na época atualizou todos os débitos da Prefeitura para com o Patos Prev, situação que a atual administração recebeu e conservou. (LGLM)
D’MEDEIROS DE VOLTA
A advogada Méryclis D’Medeiros, que deixou recentemente a titularidade da Secretaria da Receita Municipal, vai assumir efetivamente o cargo de agente de fiscal de tributos do Município de Patos, cargo de concurso público da mesma secretaria. A convocação já saiu no Diário Oficial. Ela entra no lugar do agente Caic que saiu dos quadros para assumir o concurso de juiz.
Pela sua competência, o município só tem a ganhar.
TERCEIRO TURNO
Para o governador (e guitarrista nas horas vagas) João Azevedo (PSB), as ações eleitorais protocoladas pelo PSDB questionando a legitimidade de sua reeleição não devem ser valorizadas: “Não tenho tempo a perder com isto (…) Não estou preocupado com isto”.
Ele sublinhou que a Paraíba é um dos únicos estados do Brasil “onde se tenta, a cada eleição, se ter um terceiro turno. Nos outros estados todo mundo reconhece a derrota. Aqui, infelizmente, não é assim”.
EXPECTATIVA PELOS CARGOS
Enquanto isso, João governa e se prepara para anunciar os novos e velhos nomes de auxiliares do governo João Azevêdo II (PSB) que começarão a ser anunciados e confirmados na primeira semana de janeiro. O próprio governador já disse isso e o discurso tem sido repetido, nos bastidores, pelos aliados. A Coluna apurou, no entanto, que Azevêdo não deve anunciar um pacotão de mudanças de uma vez. As alterações serão apresentadas aos poucos. É o que se acredita. A grande expectativa é para saber como ele vai acomodar novos e antigos aliados a exemplo do Republicanos que reivindica espaço no governo.
O assunto, inclusive, nesse fim de ano é reservadíssimo para evitar “fuxico”.
CRIAÇÃO DE PASTAS
O governador João Azevedo revelou em entrevista ao programa “Frente a Frente” ancorado pelo multimidia Luis Torres que vai criar algumas Pastas como a de Meio Ambiente bem como Ciência e Tecnologia. Ele confirmou que a maioria dos secretários continuará, entre eles Marialvo Laureano está mantido no cargo.
FICA DO LADO DE LÁ
Lá do Vale do Sabugi vem a notícia que o deputado estadual diplomado, George Morais (União Brasil), vai permanecer na base oposicionista ao governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba. George Morais lembrou ter sido eleito pela oposição e por coerência vai permanecer no mesmo campo político. Ele afirmou não ter sido procurado por algum interlocutor do governo para passar a integrar a base aliada. “Não preciso ser da base para contribuir com a Paraíba”, disse.
Quem deve ter adorado esta informação é o primo dele, prefeito Umberto Jefferson, que é aliado do governador e contava com seu apoio para conseguir projetos para São Mamede. Agora, vai ter que se rebolar sozinho
Comentário nosso
Achamos que João Azevedo é que tem a perder se de alguma maneira prejudicar os interesses de São Mamede. Que terá um padrinho forte na pessoa do senador Efraim Morais, já hoje o principalmente canal de recursos para a grande administração que vem fazendo naquele municipio. (LGLM)
ISOLAMENTO NECESSÁRIO
Jair Bolsonaro (PL) pretende se isolar em uma casa de praia ou em uma fazendo por um período de dois ou três meses após deixar o governo. Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, os planos teriam sido revelados pelo próprio Bolsonaro a interlocutores. Ainda segundo a reportagem, Bolsonaro também teria dito que acredita que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes não pretende deixar que se candidate novamente à Presidência da República, tornando-o inelegível. “Uma das frases a um aliado foi: ‘no momento, não quero ser nada, quero paz’”.
ÁGUA NA CHAMPANHE
As festividades de Natal em Patos foram debaixo de muita chuva. Os filhos de Pinto do Acordeon bem que tentaram movimentar a cidade no período com festa programada para o dia 24. Porém, a chuva não deixou e o barão e a baronesa, esta filha de Pinto, gastaram dinheiro a fole, mas devido à chuva, poucos foram os que se aventuraram para participar das festividades com essa programação aí. Se a intenção era outra, deu tudo errado.
Barão gastador esse viu.
Comentário nosso
Uma pena que a região tenha perdido a oportunidade de se divertir com a festa de Cicinho Lima. Mas para nós, ma chuva é sempre benvida. E nunca traz prejuizo, a não ser que traga uma cheia destruidora o que graças a Deus dificilmente acontece aqui entre nós. (LGLM)
LOJINHA DO CANÁRIO
Em breve, o Nacional de Patos abrirá sua loja em novo endereço. A nova diretoria vem trabalhando firme para subir o Canário de patamar e conta com a ajuda do torcedor. Quer pegar carona no sucesso desse ano. A loja vai funcionar na esquina da Rua Felizardo Leite com a João da Mata. Ótima localização.
PREJUÍZO PARA TODOS
O eminente fechamento da sede do MPF de Patos tem causado calafrios, principalmente nos advogados que terão que viajar muitas léguas para acompanhar seus processos na Justiça Federal. O prejuízo é total e revela um retrocesso para Patos. O presidente da OAB/Patos, Fred Igor, mobiliza sociedade para impedir o fechamento da sede do Ministério Público Federal local. “Seria um prejuízo muito grande pra os sertanejos e nós estamos conclamando os órgãos de imprensa, a classe política e a sociedade civil organizada para essa luta”, apela o advogado Fred Igor.
É inegável que o órgão tem fundamental importância para Patos após anos de luta para consegui-lo. Será um verdadeiro retrocesso.
M*** NO VENTILADOR
O deputado federal Julian Lemos (União Brasil) fez duras críticas à atuação do presidente Jair Bolsonaro (PL) no término do mandato. Em uma publicação na noite de ontem (25), dia de Natal, Julian questionou sobre uma possível saída de Bolsonaro do país antes da posse do novo presidente e classificou o ex-aliado como um “M****” e “o homem mais covarde” que já conheceu. A saída do atual chefe do executivo tem sido especulada pela imprensa nacional como uma forma de evitar ‘passar a faixa’ para Lula.
“Que tipo de líder de uma nação deixa seu país antes mesmo de terminar seu mandato sem dizer nada, sem honrar aqueles que se sacrificaram ainda que enganados por ele?” indagou Julian, no início da publicação. “Até para morrer é preciso ter honra. Jair Bolsonaro e um m****, o homem mais covarde que já conheci!” finalizou o parlamentar paraibano.
Comentário nosso
Afinal que tem mais m**** para jogar no ventilador? (LGLM)