(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 02/12/2022)
Uma partida que ficou marcada na história do futebol das Espinharas ocorreu no ano de 1974, quando se enfrentaram em jogo amistoso no Estádio Municipal José Cavalcanti, as equipes do Esporte Clube de Patos e a do Botafogo de Cajazeira.
A grande atração daquela partida foi a presença do craque Mané Garrincha, bicampeão da seleção brasileira, que mesmo em fim de carreira, não tendo mais a disposição e a eficiência de quando era jogador do Botafogo do Rio de Janeiro e como participante das Copas de 1958 e 1962, arrebanhava grandes quantidades de espectadores que desejavam ver o jogador de “pernas tortas” vestindo a camisa do seu time preferido. E em Patos a tradição que vinha sendo mantida em muitas cidades do interior de vários estados brasileiros, seguiu o mesmo esquema: no primeiro tempo Garrincha entrou para jogar com a camisa do Esporte; após o recesso, voltou no segundo tempo usando o terno do Botafogo de Cajazeiras.
Mesmo não tendo mais como reviver os famosos dribles que “desnorteavam” os seus marcadores, Garrincha mostrou aos patoenses em determinadas ocasiões como o seu peculiar posicionamento em campo faziam tanto sucesso que até mesmo muitos dos seus marcadores aplaudiam as suas características jogadas.
O placar deste jogo terminou em 4 x 1 para a equipe do “Terror do Sertão”. E os seus assistentes se sentiram gratificados, pois tiveram a oportunidade de ver o maior ponta-direita da história do futebol brasileiro jogando pelo seu time, além de saírem do campo com o Esporte vitorioso.
LEGENDAS DAS FOTOS POSTADAS:
FOTO 1 – Garrincha junto com os jogadores do Esporte – Em Pé: (Zé Guedes) (Surrão) (Toinho) (Evilásio) (Didi) (Dadinha) (Nilson) (Valdécio) (Menininho) (Djalma) (Marcos Lemos-locutor) (Argemiro Gangorra-presidente). Agachados: (Braga) (GARRINCHA) (Chicó Cocó) (Marcone) (Dedezinho) (Tico) (Pita Fó), Marcos Lemos (repórter da Rádio Espinharas), (Argemiro Gangorra – Presidente do Esporte) e o seu filho Marcelino (mascote).
FOTO 2 – Garrincha no “José Cavalcante”, na partida em que jogou em Patos, ladeado por Menininho e Marconi, respectivamente goleiro e centroavante do Esporte.