O novo embate entre Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro (seguido de comentário nosso)

By | 22/02/2023 7:28 pm

Paraibanos irão disputar comando da federação entre União e Progressistas

 

(João Paulo Medeiros, Pleno Poder, no Jornal da Paraíba, em 22/02/2023)

A iminente federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas tem repercutido nos Estados. Na Paraíba a fusão colocará mais uma vez no ‘front’ dois parlamentares paraibanos: o senador Efraim Filho (União) e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas).

Os dois já travaram tempos atrás um embate dentro da base de João Azevêdo pela indicação para a disputa pelo Senado.

Na época Efraim foi preterido e acabou deixando o Governo e rumando para a oposição. Aguinaldo permaneceu na base, mas desistiu do Senado. Pragmático, indicou o sobrinho para a vice-governadoria e garantiu a sua permanência na Câmara Federal.

Efraim acabou, no fim das contas, vencendo a queda de braços e foi eleito senador da república.

Veja também  Opinião: fazer oposição não é necessariamente antecipar do debate eleitoral

A próxima disputa entre os dois será pelo comando da federação partidária. Além do mandato de oito anos no Senado, Efraim conta com o deputado Damião Feliciano, seu companheiro de União, para abocanhar o controle da federação.

Já Aguinaldo tem como trunfos o mandato de Mersinho Lucena e a sua histórica capacidade de articulação junto aos governos petistas.

A ‘briga’ será boa. O resultado é imprevisível. Não será surpresa, porém, que uma alternativa que possa contemplar os dois grupos seja encontrada dentro da futura federação. Partidos do Centrão são especialistas nisso.

 

Comentário nosso

Como em cada Estado tem vários caciques disputando os controles de uma possível federação, será que esta vai realmente sair?  No caso dos dois numa possível disputa na Paraíba, ambos, provavelmente têm pretensões para 2024 e 2026, próprias ou de parentes. Será que vão caber um mesmo partido? (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *