Suspeito de participar de chacina após jogo de sinuca é morto em confronto com a polícia

By | 23/02/2023 9:08 am

Outro homem que teria participado do assassinato de sete pessoas, incluindo uma adolescente, segue sendo procurado

 

(José Matheus Santos, na Folha, em 22/02/2023)

Polícia Civil de Mato Grosso disse na noite desta quarta-feira (22) que um dos suspeitos de cometer uma chacina que deixou sete mortos em Sinop, a 504 km de Cuiabá, foi morto em confronto com o Bope.

Segundo a polícia, o suspeito do crime Ezequias Souza Ribeiro, 27, foi socorrido ao Hospital Regional de Sinop, mas não resistiu aos ferimentos, segundo a corporação.

O outro suspeito é Edgar Ricardo de Oliveira, 30. Ele tem registro de CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

Câmeras de segurança do bar registraram o momento das execuções da chacina em Sinop, Mato Grosso – Reprodução

A chacina aconteceu em um bar. De acordo com a polícia, testemunhas afirmaram que dois homens estavam jogando sinuca com outras pessoas e teriam perdido uma quantia significativa de dinheiro.

Após ser alvo de deboche, a dupla foi embora em uma caminhonete branca e retornou armada. Um estava com uma pistola 380 e o outro, com uma espingarda calibre 12, ainda segundo a Polícia Civil.

O homem que estava com a pistola colocou todas as vítimas em uma parede. Depois, junto com o parceiro, ele fez disparos contra o grupo. Câmeras de segurança do bar registraram o crime.

Seis vítimas estavam mortas quando a polícia chegou ao local, enquanto a sétima, Elizeu Santos da Silva, 47, morreu no hospital.

Entre os sete mortos havia pai e filha, Getúlio Rodrigues Frazão Júnior, 36, e a adolescente Larissa Frazão de Almeida, 12.

Também morreram Orisberto Pereira Sousa, 38, Adriano Balbinote, 46, Josué Ramos Tenório, 48, e Maciel Bruno de Andrade Costa, 35.

Todos as pessoas que foram baleadas morreram, inclusive duas que tentaram fugir no momento do ataque. Outras duas estavam no estabelecimento e não foram atingidas.

Um dos suspeitos, Edgar tem registro de CAC em um clube de tiro em Sinop.

Nas redes sociais, circulam postagens atribuídas a ele que mostram um homem praticando disparos de armas. A equipe de homicídios da Polícia Civil ainda apura a veracidade das publicações e se os conteúdos são vinculados ao suspeito.

Em um dos vídeos publicados, o homem mostra um clube de tiro e acertado um alvo. As balas utilizadas nos disparos são exibidas.

Por meio do Twitter, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), comentou o caso. “Mais 7 homicídios brutais. Mais um resultado trágico da irresponsável política armamentista que levou à proliferação de ‘clubes de tiro’, supostamente destinados a ‘pessoas de bem’ (como alega a extrema direita)”, escreveu.

O ex-juiz Sergio Moro, eleito senador pelo Paraná em 2022, também mencionou o caso. “Os dois responsáveis pelos assassinatos covardes em Sinop/MT devem ser caçados, presos, condenados e abandonados na prisão pelo restante de suas vidas. Minha solidariedade às vítimas e aos seus familiares.”

Levantamento publicado pelo Instituto Sou da Paz aponta que o número de armas nas mãos dos civis disparou durante o governo de Jair Bolsonaro e chegou a 2.965.439 ao fim de 2022, mais que o dobro do dado de 2018.

As armas de CACs registradas em 2018 eram 59.417, passando para 431.137 em 2022.

O delegado responsável pela investigação, Bráulio Junqueira, ouviu durante a madrugada as testemunhas do crime e pediu à Justiça a prisão dos dois suspeitos –ainda antes da morte de um deles em confronto.

Informações que possam levar à localização de Edgar podem ser encaminhadas ao telefone de denúncias 197 da Polícia Civil mato-grossense.

O veículo no qual estavam os suspeitos foi localizado no bairro Gente Feliz, em Sinop. No automóvel, policiais encontraram uma das armas usadas nos homicídios, a espingarda calibre 12, além de 12 munições e os carregadores da pistola. O veículo e os materiais foram encaminhados à delegacia do município.

O caso é investigado como homicídio doloso (intencional) por meio do uso de arma de fogo.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *