Senador Efraim Filho diz ao Blog que é contra a mudança de nome da Capital João Pessoa
(Blog do Jordan, 23/02/2023)
De acordo com o advogado, o nome da capital foi mudada, em 1930, sem que a população tivesse obedecido o direito de votar e escolher um novo nome. Com a morte de João Pessoa, presidente do estado, assassinado em Recife, em plena campanha política, o nome da capital passou para João Pessoa, em homenagem ao político.
O problema é que a Constituição Estadual da Paraíba diz que, obrigatoriamente, a população que deve escolher um nome para o estado, através de um plebiscito, que nunca foi realizado. Agora, o advogado quer que a população pessoense tenha atendido e respeitado o direito de votar e escolher se o nome da capital permanece João Pessoa, ou se muda para outro nome, conjuntamente com as eleições que deverão escolher o prefeito e vice-prefeito da cidade e seus vereadores, no pleito eleitoral de 2024, aproveitando, assim, a oportunidade das urnas.
Essa propositura tem gerado polêmica entre a população pessoense e muitos políticos já têm se manifestado acerca do caso. Na tarde desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, o Cabo Gilberto afirmou ao Blog do Jordan Bezerra que é a favor da mudança, tanto do nome como também da bandeira da Paraíba. Já o Senador Efraim Filho, tem um pensamento diferente e, durante uma conversa com o Blog do Jordan Bezerra, também nesta quinta-feira, o Senador defendeu a permanência do nome João Pessoa para a capital e falou da importância da cidade, que vive, inclusive, um grande momento em sua história.
“Sou contra a mudança. João Pessoa agora está no auge como destino turístico, então é importante preservar essa marca positiva ao lado da nossa história e cultura”, declarou o Senador Efraim Filho.
Comentário nosso
Respeito a proposta de Raoni Vita, filho e sobrinho de velhos amigos meus, em querer cumprir o que determina a Constitução Estadual. Aliás, Raoni fez o curso de Direito, na UFPB, na mesma turma de meu filho Bruno. Mas o que a Paraíba e os paraibanos vão ganhar com a mudança do nome da capital. Que nome novo se daria a João Pessoa? Teria que fazer um concurso para escolher um nome novo? Quanto se gastaria com a escolha deste nome novo, pois dificilmente se faria a escolha junto com o plebiscito para mudar o nome? Com tanta coisa para se fazer no Estado, para que se levantar uma questão que em nada nos beneficiará? Não votei no meu parente Efraim, mas concordo com ele, neste ponto. (LGLM)