(Coordecom, em 26/02/2023)
A Prefeitura de Patos, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes, iniciou o processo de instalação de lombadas eletrônicas na cidade. Os equipamentos serão instalados em duas localidades no bairro do Jatobá, um próximo ao prédio do Conselho Municipal de Saúde e outro perto da UBS Maria Marques, ambos na rua Manoel Mota.
De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, o objetivo da implantação é garantir a segurança de motoristas e pedestres na localidade e destacou que a Zona Sul da cidade é um setor onde o fluxo de veículos tem aumentado gradativamente, além de fazer ligação com outras cidade e Estados.
Elucinaldo também relatou que após o recapeamento asfáltico realizado na rua Manoel Mota foi observado o aumento de excesso de velocidade pelos condutores, consequentemente o número de acidentes, onde foi realizado um estudo de viabilidade técnica para a implantação dos equipamentos.
Os equipamentos ainda não estão em funcionamento, vão monitorar a velocidade máxima permitida para a via e o limite permitido será de 40 km/h.
O superintendente ainda lembrou que toda via será sinalizada para que os condutores e a população em geral fiquem orientados e atentos para o limite de velocidade permitido na avenida.
Para finalizar, Elucinaldo ressaltou que a STTRANS tem o planejamento de implantar o equipamento em outras vias da cidade, mas que inicialmente as atenções estarão voltadas para a localidade pelo grande número de sinistros acontecidos.
“O nosso objetivo não é penalizar, não é multar. O objetivo principal é preservar vidas e evitar, assim, os acidentes”, finalizou.
Elucinaldo Laurindo – instalação de lombadas eletrônicas
Comentário nosso
Nesses três dias que passei em Patos ouvi muita gente dizendo que as lombadas iriam ser uma indústria geradora de multa, com o que não concordo. As multas são legítimas quando punem as infrações de trânsito. Só devem temer as punições quem vive desobedecendo as leis do trânsito. Quem dirige dentro da lei não tem o que temer. (LGLM)