Atos golpistas: cúpula das Forças Armadas diz concordar com decisão sobre julgamento de militares no STF

By | 28/02/2023 11:36 am

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de centralizar na Corte o foro para julgamento de militares suspeitos de envolvimento nos atos de 8 de janeiro, foi recebida com naturalidade por integrantes da cúpula das Forças Armadas.

Em conversa com o blog, militares disseram “concordar integralmente” com a decisão do ministro do Supremo.

Segundo eles, os crimes militares são os que estão previstos no Código Penal Militar e quem “atuou como militante” deverá responder à Justiça comum.

Ou seja, se algum militar teve uma participação política no dia dos atos golpistas ele terá de responder na mesma condição de um civil, na Justiça comum. Neste caso, no STF.

Após a conclusão, o resultado será encaminhado para o Ministério Público decidir se faz ou não uma denúncia. E, neste caso, terá de fazer a denúncia ao Supremo Tribunal Federal.

Além desse inquérito, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a PF a investigar tanto militares como policiais militares que são suspeitos de terem se omitido durante as manifestações que resultaram em invasão dos prédios dos Três Poderes.

Em sua decisão, Alexandre de Moraes disse que o STF já concluiu anteriormente que crimes de militares não são crimes militares e, por isso, têm de ser julgados na Justiça comum, e não na militar.

Comentário

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *