Maria Esther –  a Pioneira

By | 08/03/2023 12:03 pm

(Damião Lucena, jornalista e historiador, no Capítulo XII, do livro Patos de todos os tempos*)

A primeira vereadora de Patos foi Maria Esther Sátyro Fernandes, que nasceu em Teixeira, em 19/08/1919, filha de Sebastião Francisco Fernandes e Emília Sátyro Fernandes, irmã de Maria Alice, Umberto, Amaury, Terezinha e Flávio. Fez a alfabetização com os seus pais, depois estudou com a professora Nelita Nóbrega de Queiroz, antes de ser preparada para o exame de admissão pela exímia docente Maria Eudócia de Queiroz Fernandes. Com a transferência do seu genitor para a cidade de Fortaleza, originada de perseguição política, Maria Esther foi matriculada no Colégio da Imaculada Conceição, dirigido por irmãs de caridade, tendo entre as suas colegas as escritoras: Cândida Maria Santiago Galeno e Maria Ancilon Gondim, além de Olga do Monte Barroso que foi casada com o ex-ministro Parsifal Barroso. Terminado o curso pedagógico e com a volta da família para Patos, foi nomeada professora e designada para o Grupo Escolar Rio Branco, onde atingiu os cargos de secretária e diretora pelo período de seis anos. Por intermédio do amigo e então deputado José Cavalcanti conseguiu ser efetivada no Ginásio Diocesano de Patos, secretariando o seu diretor monsenhor Manuel Vieira, onde permaneceria por dez anos.

Em 03 de outubro de 1955, Maria Esther conseguia quebrar a barreira enfrentada pelo movimento feminista, oportunidade em que era eleita vereadora de Patos, com 271 votos, assumindo a função em 30 de novembro daquele mesmo ano. A sua primeira atitude fora o posicionamento contrário a um aumento aprovado pelos colegas, autorizando a tesoureira, Maria da Guia Vieira, a rateá-lo com os necessitados. Maria Esther Sátyro Fernandes destacava o Instituto Dom Mata, como o seu feito de maior gosto. Mais tarde conseguiu ser aprovada em primeiro lugar no concurso promovido pelo IAPI, tendo sido convocada juntamente com a amiga Euzari Lacerda, onde prestou dez anos de trabalho intenso até a aposentadoria. Maria Esther faleceu no domingo, 15 de maio de 2005, em João Pessoa, e foi sepultada no dia seguinte, em Patos.

*Quem estiver interessado em adquirir um exemplar da obra ‘Patos de todos os tempos’ pode se dirigir a Garagem Cultural, que fica na Rua Deodoro da Fonseca, nº 180, centro de Patos, ou solicitar pelo telefone em Patos (83) 98140-1462, em João Pessoa (83) 99991-2944. 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog Patos de todos os tempos

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *