(José Romildo Sousa, Escritor, poeta, historiador e consultor cultural, no Facebook, em 27/05/2023)
O Bairro do Belo Horizonte, situado na região norte da cidade de Patos é um importante espaço urbanístico que congrega em sua estrutura vários equipamentos que o identifica como ambiente diversificado de construções destinadas a utilização da sociedade local.
Vindo-se da Rua Grande, atual Solon de Lucena, percorrendo a Epitácio Pessoa, chega-se a sua principal artéria, a Rua Horácio Nóbrega. Logo após atravessar a linha de ferro da Estação do Trem, do lado esquerdo, na esquina, existia a Casa das Baterias de Aldo e entrando nessa pequena rua, mais adiante havia um pequeno descampado, chamado de Campo do Rato, onde várias oficinas mecânicas ainda hoje prestam serviços aos portadores de veículos.
Ainda no sentido da Horácio Nóbrega, após Aldo Baterias, estava ali situado o Hotel Santa Terezinha aonde chegavam e partiam feirantes aos sítios e cidades circunvizinhas de Patos e até de Cajazeiras.
Por trás desse quarteirão se situava o famoso “Cabaré “, local de entretenimento noturno, com casas de dancing e boates, com destaque para a “Espinharas”.
À direita, os galpões da antiga SANBRA (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro), cujo gerente era seu Geraldo Marinho, onde atualmente se encontra situado o PATOS SHOPPING. Logo mais adiante, havia a conhecida borracharia de Mão de Onça e após um pequeno pontilhão sobre águas de um pequeno córrego que desaguava suas águas no leito do Rio Espinharas, se situava a Cadeia Pública de Patos, edificação em estilo déco, cujo Delegado de Polícia era o então Capitão PM, Cícero Ludgero, que diariamente narrava as ocorrências policiais do município, na Rádio Espinharas. No local da Cadeia Pública, onde por muito tempo foi o Presídio Feminino, existe hoje o estacionamento da UNIFIP, importante segmento universitário que absorve alunos de vários Estados do Nordeste.
Seguindo adiante vamos encontrar a Câmara de Vereadores de Patos, no local onde existiu o Centro Recreativo e, do outro lado, o Cemitério São Miguel. Mais adiante existe a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e ao lado o DNER.
Ainda do lado direito temos o Hospital Regional de Patos e o Estádio Municipal José Cavalcanti. Enfim para os adoradores da “branquinha” muito eram as opções existentes no “Belo”; inclusive os tradicionais Bar de Zé da Bodega (in memoriam) e o Bar de Zé Paulo que funciona até os dias atuais.
Enfim, o bairro do Belo Horizonte supera em muito, certas cidades do interior da Paraíba, pela sua importância como prestadora de serviços e entretenimento.




