Bolsonaro dá ‘tiro no pé’ contra Reforma; Cabo Gilberto, Nilvan e Wallber embarcam no mesmo erro

By | 08/07/2023 6:40 am

Cabo Gilberto seguiu orientação de Bolsonaro e votou contra

 

Pleno Poder, Jornal da Paraíba, em 07/07/2023)

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atirou contra o próprio pé ao se posicionar e recomendar a aliados que votassem contra a Reforma Tributária. Primeiro porque a matéria é um pleito de décadas da classe produtiva do país, cuja fatia considerável esteve apoiando a tentativa de reeleição dele ano passado. Depois porque, com a aprovação folgada, o bloco do ex-presidente demonstrou fragilidade no Congresso.

E aqui não estou defendendo que tivemos ontem a aprovação da melhor Reforma que poderíamos ter. Nem de longe. O texto deixa muitas lacunas a serem complementadas através de Lei Complementar e também não garante, pelo menos por enquanto, uma redução significativa dos tributos.

Mas avança, isso é fato, na simplificação do sistema tributário brasileiro e, também, tenta amenizar a guerra fiscal entre os Estados.

Se conseguir fazer isso, ao final da tramitação, já é um avanço.

Da bancada federal paraibana, apenas o deputado Cabo Gilberto (PL) decidiu votar contra, seguindo a cartilha do ex-presidente. Nas redes sociais apresentou uma justificativa risível. Afirmou que não houve tempo para debater o projeto.

Ora, há anos o tema circula nos corredores e comissões do Congresso Nacional. Na gestão Bolsonaro, inclusive, a matéria foi discutida por muito tempo. Mais recentemente também. Nas últimas semanas praticamente só se falou disso em Brasília, com reuniões e encontros diversos.

Teria ficado mais bonito para o paraibano admitir que, por uma questão puramente política, seguiu o conselho do ex-presidente.

Na Paraíba a tese do ‘contra pelo contra’ ganhou novos adeptos. O comunicador Nilvan Ferreira (PL) e o deputado estadual Wallber Virgolino (PL) embarcaram na ideia. Muito em função de agradar Bolsonaro e tentar afastá-lo do deputado Wellington Roberto (PL), com quem travam uma disputa paroquial.

Seguem, porém, no mesmo erro – desconsiderando um pleito antigo do país e de uma sociedade que precisa ter um Sistema menos complicado e, sobretudo, uma carga tributária menos perversa.

Comentário nosso

Ninguém sabe qual deles é mais idiota. Por pura picuinha, votaram contra interesses os mais diversos, inclusive de setores que neles têm votado quase sempre. Pretendiam votar contra o interesse do atual Governo, terminaram dando um tiro no pé. E mostraram claramente o seu despreparo político. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *