Diante da preocupante escassez de água que afeta tanto os animais quanto as atividades agrícolas na região, as Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios de Patos e São José do Bonfim uniram forças em busca de uma solução conjunta.
As Secretarias de Agricultura solicitaram à AESA a liberação controlada das comportas da Barragem da Capoeira, buscando garantir o abastecimento de água necessário para a manutenção das atividades agrícolas e o bem-estar dos animais da região.
A Barragem da Capoeira, uma importante fonte de recursos hídricos para a área, tem sido impactada pela atual crise hídrica. As secretárias de Patos e São José do Bonfim almejam que a liberação das comportas ocorra de maneira controlada e fiscalizada, de modo a otimizar a distribuição de água para as propriedades agrícolas e o cuidado com os animais, mitigando os efeitos da estiagem.
Comentário nosso
Concordamos com o apelo das Secretarias de Agricultura de Patos e Bonfim. Mas que a abertura das comportas seja realmente controlada, apenas para reabastecer periódicamente o lençol freático. O reservatório de Capoeiras é uma reserva importante para a região e não admite desperdício. Alguns querem que a abertura seja permanente para manter açudes e barragens ribeirinhos cheios, mas isso é impossível. Manter as culturas de varzante é uma coisa possível só com a manutenção do lençol freático. Manter culturas irrigadas exige uma abertura permanente das comportas o que é impossível, sob pena de comprometer as reservas de Capoeiras. (LGLM)