Com apenas 29% de sua capacidade hídrica, comportas da Barragem Capoeira voltam a ser abertas (seguido de comentário nosso)

By | 11/08/2023 6:42 pm

A situação preocupa moradores da região, que temem que o possível desperdício de água agrave ainda mais a escassez hídrica enfrentada.

Após as solicitações das secretarias de Agricultura de Patos e São José do Bonfim, as comportas da Barragem de Capoeira, localizada na zona rural de Santa Terezinha, voltaram a ser abertas nesta quinta-feira, dia 10 de agosto,. A situação levanta preocupações, uma vez que o manancial está com apenas 29% de sua capacidade hídrica e é responsável por fornecer água para comunidades de Santa Terezinha, São José do Bonfim e Patos.

Com as chuvas recentes sendo abaixo do esperado, o Açude Capoeira não conseguiu acumular uma quantidade significativa de água durante o inverno, resultando em um nível extremamente baixo de água represada.

O técnico da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) em Patos, Mozart Marques, explicou que a abertura da comporta foi realizada atendendo a solicitações da população ribeirinha.

Segundo Mozart Marques, diversas associações de moradores enviaram ofícios pedindo a liberação de água pela comporta devido às dificuldades enfrentadas no trecho do Rio. “Recebemos 8 ofícios de associações que estão passando dificuldades no trecho do Rio”, afirmou o técnico da AESA.

Mozart Marques explicou que um estudo técnico foi realizado para viabilizar essa ação, indicando que, de acordo com a AESA, não há problemas em liberar água pela comporta, mesmo considerando a situação crítica do açude. No entanto, o técnico não informou a duração da abertura da comporta.

Vídeo: Blog do Jordan Bezerra

A situação preocupa moradores da região, que temem que o possível desperdício de água agrave ainda mais a escassez hídrica enfrentada.

Comentário nosso

E se não houver um controle na liberação da água de Capoeiras, os moradores ribeirinhos da região, além das populações de Santa Terezinha e de José do Bonfim têm realmente de se preocupar. Se esgotarem Capoeiras eles vão morrer de sede!  e nossos “bichinhos” também. (LGLM).

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iconic One Theme | Powered by Wordpress