Após as solicitações das secretarias de Agricultura de Patos e São José do Bonfim, as comportas da Barragem de Capoeira, localizada na zona rural de Santa Terezinha, voltaram a ser abertas nesta quinta-feira, dia 10 de agosto,. A situação levanta preocupações, uma vez que o manancial está com apenas 29% de sua capacidade hídrica e é responsável por fornecer água para comunidades de Santa Terezinha, São José do Bonfim e Patos.
Com as chuvas recentes sendo abaixo do esperado, o Açude Capoeira não conseguiu acumular uma quantidade significativa de água durante o inverno, resultando em um nível extremamente baixo de água represada.
O técnico da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) em Patos, Mozart Marques, explicou que a abertura da comporta foi realizada atendendo a solicitações da população ribeirinha.
Segundo Mozart Marques, diversas associações de moradores enviaram ofícios pedindo a liberação de água pela comporta devido às dificuldades enfrentadas no trecho do Rio. “Recebemos 8 ofícios de associações que estão passando dificuldades no trecho do Rio”, afirmou o técnico da AESA.
Mozart Marques explicou que um estudo técnico foi realizado para viabilizar essa ação, indicando que, de acordo com a AESA, não há problemas em liberar água pela comporta, mesmo considerando a situação crítica do açude. No entanto, o técnico não informou a duração da abertura da comporta.
Vídeo: Blog do Jordan Bezerra
A situação preocupa moradores da região, que temem que o possível desperdício de água agrave ainda mais a escassez hídrica enfrentada.
Comentário nosso
E se não houver um controle na liberação da água de Capoeiras, os moradores ribeirinhos da região, além das populações de Santa Terezinha e de José do Bonfim têm realmente de se preocupar. Se esgotarem Capoeiras eles vão morrer de sede! e nossos “bichinhos” também. (LGLM).