A Secretária de Meio Ambiente do município de Patos, Manoella Rodrigues, disse que o projeto de recuperação do lixão de Patos, já foi entregue pela Prefeitura no Ministério Público.
Segundo a secretária, a gestão irá cercar a área onde estava ativado o lixão de Patos, com a colocação de camadas de solo, canaletas para captação do chorume, visando acelerar o processo de decomposição do lixão, para permitir a recuperação da área.
“Onde era a área do lixão a gente vai cercar, colocar camadas de solo, canaletas para captação do chorume e liberação de gases, tudo isso gerado pela decomposição dos resíduos que se encontram nessa área”, explicou a secretária.
Manoella salientou que o processo de recuperação vai ocorrer a longo prazo e espera que o projeto possa ser executado nos próximos meses, mas está otimista quanto a obtenção de resultados positivos nos próximos anos.
A gestora afirmou que o lixo de Patos já está sendo levado para Afogados da Ingazeira-PE, e que os catadores que sobreviviam no lixão estão recebendo uma subvenção do município para que possam alugar um galpão e um carro coletor, a fim de receber a coleta seletiva feita pela população e continuar sobrevivendo da atividade.