Lamentável: estátua do Monsenhor Manoel Vieira tem cabeça arrancada na Praça João Pessoa, em frente à escola do seu nome, no Centro de Patos
Na manhã deste sábado, dia 19 de agosto, os moradores do setor próximo à Praça Edvaldo Mota, a popular Praça do CEPA, em Patos, foram surpreendidos por um lamentável ato de vandalismo. A estátua de Monsenhor Manoel Vieira, localizada nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, teve sua cabeça arrancada e deixada caída no local.
O ato de destruição da estátua, que fica em frente ao colégio que carrega o nome do mesmo, Monsenhor Manoel Vieira, pode ter ocorrido durante a noite de ontem, sexta-feira (18), de acordo com relatos de moradores que se depararam com a cena lamentável pela manhã. A comunidade local ficou indignada com o ocorrido, e muitos se mobilizaram para recolher e guardar a cabeça da estátua.
A estátua de Monsenhor Manoel Vieira representa uma importante figura histórica e religiosa para a cidade de Patos. Ele é considerado um dos principais religiosos da Paraíba, em razão de suas ações como clérigo, tendo também atuado nas áreas de educação, cultura e filantropia.
A ação criminosa causou revolta entre os moradores, que expressaram sua tristeza diante do ataque de vandalismo que atingiu o patrimônio da cidade.
Diante desse ato repugnante, os moradores de Patos esperam que as devidas providências sejam tomadas para responsabilizar os autores do ataque e garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Comentário nosso
Cadê a vigilância da Praça? Cadê a presença da Polícia num ponto tradicional de traficantes, viciados, bêbados e prostituição? Isto é mais uma demonstração de que a cidade não tem segurança. Em pleno centro da cidade, um ato de vandalismo deste tipo, sem que os responsáveis pela segurança da cidade tenham visto nada! E numa afronta a uma das figuras mais importantes da história de Patos, educador de várias gerações! (LGLM)