(Jozivan Antero – Polêmica Patos, em 20/08/2023)
O agricultor Josimar Ferreira Venâncio, de 67 anos, está lutando bravamente contra o câncer de laringe, um inimigo gigante e que tem devastado a sua saúde. Ele está internado há 20 dias no Hospital do Bem, do Complexo Hospitalar Regional, em Patos, onde busca dignidade ao enfrentar a doença.
O câncer foi detectado em 2009. Josimar fez cirurgia e, após 10 anos, a doença voltou de forma intensa e provocando sofrimento descomunal. O agricultor já não fala, tem dor permanente, se alimenta por sonda e busca com ação no Poder Judiciário por medicações que não são fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A líder comunitária Jeany Venâncio, filha do agricultor, concedeu entrevista na qual relatou a dor do seu pai e o sofrimento de todos da família que acompanham o caso. Jeany disse que a luta na justiça já dura 8 meses e não tem data para o seu fim, pois houve uma vitória para aquisição de medicação, no entanto, a União recorreu e se fez necessária nova ação com continuidade no Ministério Público Federal (MPF). Os trâmites ocorrem em Campina Grande numa angústia contra o tempo.
Jeany falou que foi dada entrada no Poder Judiciário com pedido de urgência, o juiz negou e foi dada uma nova entrada que se pediu uma perícia médica. O relatório da perícia foi favorável, pois a medicação já não faz efeito contra o câncer do agricultor. Enquanto se aguarda a decisão da justiça, o senhor Josimar resiste no Hospital do Bem.
Bastante abalada emocionalmente, Jeany Venâncio concedeu entrevista e explicou o momento vivido por seu pai, pela família e a busca por celeridade e sensibilidade do Poder Judiciário Federal.
OUÇA entrevista com Jeany:
Comentário nosso
A nossa solidariedade à amiga Jeany. Infelizmente isto acontece frequentemente no Brasil. Pessoas com condições financeiras conseguem comover a Justiça e alcançam rapidamente que se obrigue o SUS a atender pessoas na situação do pai dela. Mas os menos favorecidos, padecem na fila, e às vezes, quando conseguem é tarde! Vamos torcer para que eles tenham a boa sorte que merecem. (LGLM)