Em Patos, líder comunitária relata a luta do seu pai contra o câncer e fala sobre a batalha judicial em busca de medicação especial (seguido de comentário nosso)

By | 21/08/2023 4:50 pm

(Jozivan Antero – Polêmica Patos, em 20/08/2023)

 

O agricultor Josimar Ferreira Venâncio, de 67 anos, está lutando bravamente contra o câncer de laringe, um inimigo gigante e que tem devastado a sua saúde. Ele está internado há 20 dias no Hospital do Bem, do Complexo Hospitalar Regional, em Patos, onde busca dignidade ao enfrentar a doença.

O câncer foi detectado em 2009. Josimar fez cirurgia e, após 10 anos, a doença voltou de forma intensa e provocando sofrimento descomunal. O agricultor já não fala, tem dor permanente, se alimenta por sonda e busca com ação no Poder Judiciário por medicações que não são fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A líder comunitária Jeany Venâncio, filha do agricultor, concedeu entrevista na qual relatou a dor do seu pai e o sofrimento de todos da família que acompanham o caso. Jeany disse que a luta na justiça já dura 8 meses e não tem data para o seu fim, pois houve uma vitória para aquisição de medicação, no entanto, a União recorreu e se fez necessária nova ação com continuidade no Ministério Público Federal (MPF). Os trâmites ocorrem em Campina Grande numa angústia contra o tempo.

Jeany falou que foi dada entrada no Poder Judiciário com pedido de urgência, o juiz negou e foi dada uma nova entrada que se pediu uma perícia médica. O relatório da perícia foi favorável, pois a medicação já não faz efeito contra o câncer do agricultor. Enquanto se aguarda a decisão da justiça, o senhor Josimar resiste no Hospital do Bem.

Bastante abalada emocionalmente, Jeany Venâncio concedeu entrevista e explicou o momento vivido por seu pai, pela família e a busca por celeridade e sensibilidade do Poder Judiciário Federal.

OUÇA entrevista com Jeany:

Comentário nosso
A nossa solidariedade à amiga Jeany. Infelizmente isto acontece frequentemente no Brasil. Pessoas com condições financeiras conseguem comover a Justiça e alcançam rapidamente que se obrigue o SUS a atender pessoas na situação do pai dela. Mas os menos favorecidos, padecem na fila, e às vezes, quando conseguem é tarde! Vamos torcer para que eles tenham a boa sorte que merecem. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *