Internauta cobra transporte público para estudantes universitários na cidade de Patos (seguido de comentário nosso)

By | 23/08/2023 9:35 am

A ausência de um sistema de transporte público direcionado às faculdades públicas tem gerado indignação entre a comunidade estudantil e seus familiares.

 

Nesta terça-feira, 22 de agosto, uma internauta procurou a equipe do Patosonline.com para fazer um desabafo e ao mesmo tempo uma cobrança acerca da falta de transporte direcionado às faculdades públicas na cidade de Patos.

Segundo ela, os alunos se empenharam para obter bons resultados no Enem, com o objetivo de ingressar em faculdades públicas. No entanto, ao serem aceitos, muitos deles se deparam com a falta de opções de transporte público adequado que os ajudaria a frequentar as aulas regularmente, uma vez que as condições financeiras não são suficientes para pagar o transporte diáriamente.

Em seu relato, ela disse que como os estudantes não têm a opção do transporte público em Patos e com essa questão financeira pesando, muito deles buscam alternativas ao utilizarem os ônibus já superlotados de outros municípios. No entanto, isso não apenas torna a jornada cansativa, mas também impacta a rotina dos outros estudantes, uma vez que os veículos já estão cheios antes mesmo de chegarem a Patos para buscar os alunos locais.

A ausência de um sistema de transporte público direcionado às faculdades públicas tem gerado indignação entre a comunidade estudantil e seus familiares. A internauta citou, inclusive, que muitos deles já desistiram do sonho acadêmico devido a essa situação.

Veja abaixo o relato:

“Os alunos de Patos que estudam nas universidades públicas, que se esforçaram e passaram no Enem, estão tendo dificuldade para ir, porque não tem transporte público e eles não têm condições de pagar para ir, muitos já desistiram dos seus sonhos. Eles estavam indo para a faculdade nos ônibus das outras cidades. Mas os alunos de lá já estão reclamando, porque está muito cheio e eles ainda tem que pegar os alunos de Patos. Isso é uma vergonha grande para Patos, uma cidade tão grande e não tem transporte público para faculdade, mas tem para as escolas públicas. É uma vergonha que dizer que os jovens só servem no tempo das eleições”, desabafou.

Comentário nosso

Muito justa a reivindicação do internauta. Mas o benefício é reivindicado também por alunos não universitários, como é o caso dos que frequentam as escolas profissionalizantes estadual e federal. Todos têm que se deslocar por longas distâncias uma vez praticamente todas aquelas escolas ficam fora do centro da cidade, obrigando o seus frequentadores a se deslocarem a uma grande distância. Sem transporte público eles têm que pagar transporte. Quem for de moto-taxi, por exemplo, gasta no mínimo 300 reais por mês. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iconic One Theme | Powered by Wordpress