A diretora da Escola Cidadã Integral Monsenhor Manoel Vieira, mais conhecida como CEPA, Tânia Bezerra, anunciou em uma entrevista à equipe de jornalismo da Rádio Espinharas, uma decisão crucial para proteger o busto que homenageia Monsenhor Manoel Vieira. A estátua, que sofreu com atos de vandalismo em três ocasiões distintas, será submetida a um processo de restauração e, posteriormente, abrigada dentro das dependências da escola.
O incidente mais recente ocorreu na madrugada do último sábado, quando o vigia da escola entrou em contato com Tânia, relatando o ocorrido e levantando preocupações sobre a segurança do patrimônio. Diante disso, o busto de Monsenhor Manoel Vieira passará por um processo de restauração para recuperar sua integridade. Posteriormente, a estátua será transferida para o interior da própria escola CEPA, onde estará protegida e acessível aos alunos e à comunidade. Essa ação não apenas visa proteger o patrimônio, mas também proporcionar uma oportunidade educativa valiosa.
Além disso, a diretora compartilhou que, após a conclusão da restauração, a família de Monsenhor Manoel Vieira será convidada a visitar a escola para formalizar a transferência da estátua restaurada. Esse gesto reafirma o compromisso de honrar a memória de Monsenhor Manoel Vieira.
Comentário nosso
Tem toda razão minha querida amiga, professora Tânia Bezerra. Já que os vândalos não respeitam um dos maiores benfeitores de nossa cidade, esperamos que os alunos da nossa mais tradicional escola respeitem o seu patrono. E eu daria até uma sugestão. Que tal colocar a estátua no pé da escadinha que vai para a diretoria, local de onde ele falava para os alunos reunidos no pátio interno? (LGLM)