O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), sancionou a Lei 5.993/2023, de 14 de agosto de 2023, a qual concede o título honorífico de cidadão patoense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
No 1º artigo da lei, consta: “fica concedido Título Honorífico de Cidadão Patoense ao senhor Jair Messias Bolsonaro, o presidente que mais enviou recursos para o Município de Patos, além do benefício do PRONAMP”.
O título foi aprovado pela Câmara Municipal de Patos e, de acordo com informações, apenas os vereadores José Gonçalves e Jamerson Ferreira votaram contra o projeto.
No seu artigo 2º, a Lei deixa claro que o título será entregue ao próprio Bolsonaro em data a ser fixada após entendimento com o ex-presidente.
O ex-presidente Jair Bolsonaro obteve apenas 30% dos votos válidos na cidade de Patos, contra 70% para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro foi derrotado em todo o Nordeste e foi o presidente que mais atacou a região, inclusive sendo flagrado pedindo para perseguir o Nordeste e usando o termo preconceituoso “Paraíba” ao atacar a região.
Na cidade de Patos não se tem uma única obra do ex-presidente Jair Bolsonaro, apesar do deputado federal Hugo Mota, filho do prefeito de Patos, ter recebido 42 milhões de reais do “orçamento secreto” durante o governo Bolsonaro.
Comentário nosso
Embora quase todos “farinha do mesmo saco” e se mereçam, quem concedeu o título foi a Câmara. Será que alguém divergiu? Nabor poderia ter deixado que eles próprios a promulgassem, Ao fazê-lo pessoalmente mostrou de que estofo é feito. Mas será que Bolsonaro, que nunca veio a Patos, virá receber o título? (LGLM)